MZ Group - PLANOS DE CARREIRA POLÍTICA, EXPERIÊNCIAS NO MERCADO FINANCEIRO E UMA TRAJETÓRIA PESSOAL INSPIRADORA: HENRIQUE MARQUEZI COMPARTILHA UM POUCO DA SUA HISTÓRIA EM NOVO EPISÓDIO DO IR TALKS - MZ Group

MZ Group - Empowering Investor Relations

• IPO & Empresas Listadas
  • Fundos e Gestoras
  • Empresas Privadas

O Diretor de RI da Locaweb Company falou sobre sua vinda para São Paulo, o que o levou para a área de Relações com Investidores e como tem sido o seu dia-a-dia desde então

A MZ, com apoio do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), apresentou em 02 de outubro, às 12h, mais um episódio do IR Talks, o primeiro talk show do mercado de capitais. Para a conversa,  Cássio Rufino, CFO & COO na MZ, teve como convidado Henrique Marquezi, Diretor de RI da Locaweb Company. O bate papo, assim como todos os outros episódios do programa, está disponível no Portal da MZ.

Na reta final da sua segunda temporada, o IR Talks recebeu ninguém menos que Henrique Marquezi, Diretor de RI da Locaweb Company, uma das empresas líderes em serviços de internet, e-commerce, marketing de relacionamento digital e projetos corporativos da América Latina. E como o programa trata de histórias reais, que vão muito além da carreira profissional, Henrique iniciou a conversa falando sobre sua vida pessoal, a mudança para São Paulo e as aspirações de seguir carreira política quando ainda criança.

Isso mesmo, quem hoje conhece Henrique Marquezi, ranqueado como o melhor profissional de RI para empresas small cap de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações pelo terceiro ano seguido, nem imagina que quando criança sonhava em ser político da sua cidade natal antes de seguir carreira nas Relações com Investidores. “Eu vim para cá (São Paulo) com o intuito de me formar para ser político, só que no primeiro trabalho da faculdade, que era um Programa de Integração Multidisciplinar, a gente teve que fazer uma análise de algumas empresas de acordo com o ponto de vista das matérias que estávamos tendo naquele período, foi aí que eu comecei a me apaixonar pelo mercado financeiro” contou Henrique.

E esse match com o mercado financeiro realmente deu muito certo. Desde o seu ingresso no universo de finanças, Marquezi teve a oportunidade de atuar em grandes empresas e atualmente comanda o RI da Locaweb, companhia da qual ele se orgulha muito em fazer parte. No IR Talks, ele falou dessa relação: “Você comprar o case da empresa na qual trabalha é muito importante. Eu acho que a Locaweb tem um business apaixonante. É um business voltado para o e-commerce, um ecossistema que ajuda o lojista, independentemente do tamanho, a estar presente no mundo digital.  A gente oferece para esses lojistas a possibilidade de vender em vários canais. É muito bom “, diz.

Entretanto, muito mais do que se identificar com o business da companhia, é necessário saber contar seu storytelling da forma adequada para o mercado, principalmente com a crescente demanda de investidores pessoas físicas na base das empresas. Neste sentido, ele dá alguns exemplos de como lida com esse público em específico. “Para pessoa física você tem que escrever com uma clareza muito grande, tem que colocar da forma mais fácil possível, tentar evitar o uso de palavras em inglês, introduzir termos muito específicos e realmente tomar muito cuidado. Hoje, por exemplo, nós temos uma aba no nosso site com todas as palavras que usamos nos calls de resultados com explicação e contextualização, não é só uma explicaçãozinha do que ela significa”, comenta o Diretor de RI da Locaweb.

Já em relação a comunicação com o público geral, Henrique diz: “O canal que a gente foca e onde está nosso maior esforço hoje é o nosso site RI. A gente entende que no nosso website e o mailing que a gente solta é onde a informação tem que ser primária. Essa é a forma como a gente trabalha. […] Também usamos muito o linkedin, pois geralmente quem procura nossas informações está lá, então usamos bastante, só que de uma forma mais simplificada e resumida” explicou.

Como conselho para os profissionais que almejam alcançar a cadeira de C-level e ter sucesso nas suas atuações, Henrique Marquezi é direto: “Conheçam a companhia que vocês trabalham, estejam próximo dos executivos e deixem o discurso de todos os executivos que falam com o mercado bem alinhados. Isso é muito importante para a transparência e para a equidade de informações. Pensem o RI como um projeto da companhia não projeto pessoal ou de um time específico”, diz.

No final da conversa Henrique compartilhou uma história emocionante sobre o nascimento prematuro da filha em meio às preparações do Investor Day da Locaweb do último ano, fazendo questão de destacar a participação direta da sua equipe interna e do time da MZ,  que o ajudaram a tornar o evento possível em uma situação tão difícil.  “Eu valorizo demais a parceria que a gente tem com a MZ. Fico muito feliz em ter participado da construção de um time de RI tão forte e ter parcerias como a de vocês, que me ajudaram em um dos momentos mais delicados da minha vida”, concluiu.

O bate-papo também contou com outros temas importantes, como divulgação de resultados, relatórios, geração de valor, perspectivas para os próximos anos e muito mais. Para acessar o bate papo na íntegra, basta acessar o Portal MZ.

Cássio Rufino
CFO & COO

Erica Camanducci
Assessora de Imprensa

imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988

Sobre a MZ

A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.