MZ Group - ISABELA CADENASSI DIVIDE SUAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS NA ÁREA DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES, EM NOVO EPISÓDIO DO IR TALKS - MZ Group

No programa, a Superintendente de RI das Lojas Riachuelo falou sobre algumas das mudanças no mercado de capitais, estratégias de comunicação com o público e compartilhou um pouco do seu dia a dia no RI atualmente

A MZ, com apoio do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), apresentou em 01 de agosto, às 12h, mais um episódio do IR Talks, o primeiro talk show do mercado de capitais. Para a conversa,  Cássio Rufino, CFO & COO da MZ, teve como convidada Isabela Cadenassi, das Lojas Riachuelo. O bate papo, assim como todos os outros episódios do programa, está disponível no Portal da MZ.

No IR Talks, mais do que falar sobre o mercado e dos aspectos técnicos, os convidados têm a oportunidade de contar as suas trajetórias pessoais, que servem sempre como fonte de inspiração para muitos outros profissionais que ainda estão começando e que almejam sucesso no mundo financeiro.

Isabela Cadenassi, por exemplo, é o que podemos chamar de case de sucesso tanto na vida pessoal, quanto profissional. Nascida em Ribeirão Claro, no Paraná, ela passou pelas cidades de Ourinhos (SP), Curitiba (PR) e Santa Bárbara (Califórnia , EUA), antes de se mudar para a capital São Paulo e iniciar sua carreira no RI da Votorantim Celulose e Papel. Depois disso, ela ainda teve passagens importantes pelo Itaú Unibanco e GPA, até finalmente chegar à sua experiência atual, nas Lojas Riachuelo, uma das maiores redes de varejo de moda  do Brasil.

E com tantos anos de experiência, ao IR Talks, Isabela contou algumas das mudanças mais expressivas que pôde notar ao longo deste tempo. Neste sentido, ela elencou três pontos. O primeiro é o público, onde destacou o aumento de stakeholders e de investidores pessoa física. O segundo seriam os temas, que estão muito mais abrangentes e plurais, abordando questões como governança e sustentabilidade, o que vai muito além dos resultados da companhia. E como terceiro ponto ela cita as ferramentas utilizadas no dia a dia da área, dando como exemplo a forma como a tecnologia transformou e automatizou o formato das conferências e do controle de base acionária. “Eu vejo esses três pontos como mudanças bem nítidas que aconteceram nestes últimos anos. Foram revoluções importantes para o mercado”, disse a Superintendente de RI.

Quando questionada sobre como tem lidado com esse novo público de investidores pessoa física, que tem sido um assunto muito discutido durante a temporada, Isabela destacou a importância das redes de comunicação, onde os investidores vão para buscar informações. “Temos percebido que muitos investidores pessoa física estão cadastrados em nosso meio. Por exemplo, quando divulgamos resultados, também postamos informações no LinkedIn. Além disso, chegam demandas por e-mail, mesmo que em menor número. Então, este é um trabalho que deve estar sempre muito bem alinhado com as outras áreas da companhia, visando atender às solicitações desse público”, reforça.

Outro tema relevante discutido durante a conversa foi em relação às práticas EGS. Isabela Cadenassi discorreu sobre algumas das ações da Riachuelo hoje, tais como a implantação do movimento CRIA, que reúne as principais iniciativas de sustentabilidade, desde a busca por matérias-primas com menor impacto ambiental até iniciativas sociais para desenvolver as comunidades e o monitoramento dos fornecedores. O Hub de Inovação em Circularidade, que tem como objetivo promover discussões sobre a reciclagem têxtil, e a entrada da empresa na carteira do ISE, que é um importante indicador de sustentabilidade. “Esse é um pilar super importante para nossa companhia, ele permeia todas as nossas decisões estratégicas” diz Isabela.

Na reta final do bate papo, a Superintendente de RI das Lojas Riachuelo comentou sobre o que mais a atrai no universo de Relações com Investidores. “Eu gosto muito da diversidade de temas. Desse envolvimento e do relacionamento com diversas áreas da empresa. A gente não tem zona de conforto, aquele friozinho na barriga está sempre presente […]. É o que me encanta bastante na profissão”, comenta.

Já em relação aos maiores desafios da área, Isabela diz que é conseguir transmitir a estratégia  da companhia de forma objetiva, com qualidade e tempestividade. “Estamos sempre em busca do melhor alinhamento interno possível para isso. A cultura da empresa tem que estar alinhada para que a gente possa contar nosso storytelling de forma clara.” finaliza.

A entrevista ainda contou com temas importantes como, relatórios, controle de base acionária,  processo de preparação e divulgação de resultados e a tradicional dinâmica com o ‘tema misterioso’. Para acessar o bate papo na íntegra, basta acessar o Portal MZ

A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.