MZ Group - IR PODCAST: MZ LANÇA SÉRIE EXCLUSIVA DE ENTREVISTAS COM CFO's DE GRANDES EMPRESAS DO BRASIL - MZ Group

Inspirado no famoso sucesso da companhia, o IR Talks, novo conteúdo traz pautas focadas no universo financeiro

A MZ, líder em relações com investidores,  apresentou em 21 de agosto, às 14h, o primeiro episódio da sua sua série especial de entrevistas com diretores financeiros. E para a estreia, Cássio Rufino, CFO & COO da MZ, recebe Roberta Rosenburg, CFO Latam da SKF Group. A conversa, que traz diversos temas e insights importantes para o universo de finanças,  estão disponíveis no Portal da MZ.

Nesta edição especial de entrevistas com CFO’s no IR Podcast, foram exploradas as trajetórias pessoais e profissionais dos convidados, os desafios enfrentados, as soluções inovadoras adotadas por eles e as lições aprendidas ao longo de suas carreiras, fornecendo uma visão abrangente do panorama atual dos negócios. E para o seu primeiro episódio, o programa contou com a participação de Roberta Rosenburg, Diretora Financeira Latam da SKF Group, um dos maiores nomes mundiais no mercado de desenvolvimento, projeto e fabricação de rolamentos.

O CFO desempenha um papel crucial em toda e qualquer organização. Afinal, ele é simplesmente o responsável por garantir a saúde e a sustentabilidade da companhia a curto, médio e longo prazo. Neste contexto, Roberta Rosenburg é um exemplo irrefutável de boa gestão. Com mais de 25 anos de experiência, ela teve passagem por grandes empresas e hoje possui uma carreira notável no mercado financeiro. Atualmente, no papel de Executiva de Finanças na SKF, é responsável pelas áreas de controladoria, FP&A, pricing, contabilidade, fiscal e tesouraria.

E para dar conta da rotina e das inúmeras responsabilidades, Roberta diz que costuma delegar as tarefas em casa para que todos ajudem e assim possam manter um ambiente feliz e organizado. Afinal, sendo CFO Latam, ela está em constantes viagens de trabalho. Ao IR Podcast, ela explicou a importância desses deslocamentos: “Eu viajo muito para conhecer as pessoas e conhecer os processos de cada país. Por mais que a gente seja América Latina e sejamos todos latinos aqui, claro, os países são diferentes, têm culturas diferentes e têm regras de legislação diferentes. O CFO tem que conhecer e fazer esse balanço”, diz.

A partir disso, abriu-se um tema importante de discussão que diz respeito à forma como um líder deve se posicionar, levando em consideração essa diversidade cultural dos seus colaboradores. “A comunicação é o primeiro ponto. Nós temos que chegar facilitando a comunicação do CFO para o negócio, do CFO para as pessoas. Informação nunca é demais, conhecimento nunca é demais. E ao invés de falar difícil, vamos tentar falar de uma forma mais fácil para que todos possam entender como é a vida do CFO, o que os números representam e o por quê temos que fazer isso ou aquilo.” comentou Roberta.

Ou seja, podemos dizer que o sucesso de um Diretor Financeiro está atrelado à sua capacidade de equilibrar competências técnicas sólidas com habilidades de comunicação, liderança, visão estratégica e rápidas tomadas de decisões. Entretanto, Roberta fez questão de ressaltar que todos na organização são responsáveis pelos resultados. “Não é só o CFO. Não é só financeiro. Temos que engajar todos os funcionários”, diz.

E quando se trata de falar da sua carreira, repleta de trabalhos positivos, e conselhos para os profissionais que estão chegando, ela comenta da importância de estudar, adquirir novos conhecimentos no dia a dia e estar sempre pronto para quando precisarem de você. “Todo mundo fala ‘ah, você teve sorte’. E eu tenho pavor dessa palavra… porque não é sorte, né?  É você estar preparado na hora que surge a oportunidade […] Você vai ser o que você quiser ser”, finaliza.

A conversa ainda contou com temáticas importantes como geração de valor, EGS, comunicação, papel da mulher no mercado financeiro, reunião pública e a utilização de inteligência artificial nos processos e no dia a dia dentro da SKF Group. Para acompanhar na íntegra, basta acessar o Portal da MZ.

A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.