MZ Group - HUGO ZIERTH É O CONVIDADO DO PENÚLTIMO EPISÓDIO DA SEGUNDA TEMPORADA DO IR TALKS - MZ Group

O Head de RI da Tupy contou como começou na área de RI e compartilhou grandes momentos da sua trajetória

A MZ, com apoio do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), apresentou em 06 de novembro, às 12h, mais um episódio do IR Talks, o primeiro talk show do mercado de capitais. Para a conversa,  Cassio Rufino, CFO & COO na MZ, teve como convidado Hugo Zierth, Head de Relações com Investidores da Tupy. O bate papo, assim como todos os outros episódios do programa, está disponível no Portal da MZ.

Hugo Zierth é um profissional com mais de duas décadas de experiência no mercado financeiro. Tal trajetória, alinhado com o conhecimento adquirido durante o processo, fez com que ele se consolidasse como um dos principais nomes e grande referência da área. Atualmente, Hugo desempenha um papel fundamental na liderança do RI da Tupy, uma multinacional brasileira especializada na indústria da metalurgia, que acumula mais de 85 anos de tradição.

Com tudo isso, à primeira vista, pode parecer que Hugo sempre esteve envolvido com Relações com Investidores, mas não foi bem assim. Ao IR Talks, ele compartilhou alguns dos passos que o levaram ao mercado de capitais: “No meu caso em específico foi algo atípico. Eu não trabalhava com Relações com Investidores, nem na área financeira, eu era gerente de produto numa companhia de cartão de crédito. Um belo dia, fui fazer uma entrevista para outra posição. No meio da conversa, a pessoa que estava me entrevistando viu no currículo que eu estava fazendo mestrado e perguntou o tema da dissertação. Quando respondi que era sobre IPO, ela comentou que tinha uma vaga voltada para essa área de RI também, aí eu já falei ‘opa, tenho interesse’… e foi assim que tudo começou”.

Desde então, fazem 15 anos que Hugo Zierth se dedica à área de Relações com Investidores. E se ele tiver que deixar uma dica para quem está começando, seria: invista e mantenha uma comunicação de alto nível. Isso vale tanto para a comunicação pessoal, quanto para a comunicação com investidores e stakeholders. “A gente precisa ter consistência. Comunicação não é simplesmente você ter uma reunião e depois esquecer o investidor. Você tem que estar sempre conversando com ele e o ajudando a entender o negócio.  […] Precisamos trazer ele para dentro da empresa”, fala Hugo.

E podemos dizer que isso está totalmente ligado à construção de uma relação baseada em confiança e credibilidade. Afinal, a comunicação fornece transparência, mantém os investidores bem informados e cria bons relacionamentos. Além disso, ela ajuda a gerenciar expectativas e a reduzir incertezas. Nas palavras de Hugo, “o grande ativo do RI é a credibilidade. Se você não tem credibilidade, você não tem nada nessa área”.

Outro ponto muito bacana abordado durante a conversa foi a grande aquisição da MWM do Brasil, feita recentemente pela Tupy. Sobre ela, Hugo destacou:  “O foco dessa aquisição foi agregar ainda mais valor para o nosso cliente, dentro da cadeia dele. Já fazemos algumas etapas do processo produtivo dos clientes e agora estamos avançando ainda mais. É um modelo de negócio único no mundo “, disse.

O programa ainda contou com temas importantes como base acionária, relatórios, divulgação de resultados, mercado, redes sociais,  economia e ESG.

Cassio Rufino

A MZ (www.mz-group.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.