No programa, a coordenadora de RI da Zilor, compartilhou sua trajetória no mercado de capitais, destacando a adaptação da cultura de capital aberto em uma empresa fechada e o papel estratégico da comunicação
A MZ, com apoio do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), apresentou em 04 de outubro, às 12h, mais um episódio do IR Talks, o primeiro talk show do mercado de capitais. No programa, Cássio Rufino, CFO & COO da MZ, recebeu Fernanda Vieira para mais uma conversa enriquecedora.
Fernanda iniciou sua carreira no início dos anos 2000, estagiando na antiga Bovespa, onde despertou seu interesse pelo universo de Relações com Investidores. “Foi ali que acendeu uma luzinha em mim e pensei: ‘Como faço para estar nesse meio?’. Foi o início da minha jornada em RI”, recorda. Desde então, Fernanda construiu uma trajetória sólida em grandes empresas de capital aberto, até aceitar o desafio de estruturar a área de RI na Zilor, uma empresa do agronegócio.
O setor agro, segundo Fernanda, traz aprendizados constantes. “Cada safra é única, e isso torna o dia a dia dinâmico, sem monotonia. O grande desafio é desmistificar para o mercado o que é o agronegócio”, afirma. Ela destacou que, apesar das especificidades de uma companhia fechada, a Zilor adotou práticas semelhantes às de empresas listadas, como divulgações trimestrais, relatórios de resultados e eventos com investidores.
A profissional também ressaltou a importância de conhecer profundamente o negócio e estar presente no campo. “Quando você conhece a operação de perto, fica muito mais fácil transmitir isso para o investidor. A vivência é fundamental para comunicar de forma clara e assertiva o que fazemos”, explica.
Além disso, Fernanda compartilhou sua percepção sobre as principais transformações no mercado de capitais nos últimos anos. Ela enfatizou o impacto da tecnologia e a crescente participação feminina no setor de RI. “Temos visto uma maior representatividade das mulheres, o que é uma evolução natural. Além disso, a automatização de processos e o uso de redes sociais se consolidaram no nosso dia a dia”, observa.
No decorrer da conversa, Fernanda também abordou a importância de entender a percepção dos investidores sobre as ações da empresa, mencionando o uso de estudos de percepção realizados em parceria com a MZ para coletar feedbacks. “Isso nos ajuda a ajustar e alinhar nossas estratégias de comunicação de forma mais precisa”, comenta.
Ao ser questionada sobre as habilidades essenciais para atuar em RI, Fernanda destacou a importância de combinar conhecimento financeiro com capacidade de comunicação. “Entender o setor e a empresa onde você atua é crucial, mas é igualmente importante saber comunicar de maneira clara. Essa junção de competências é o que faz a diferença”, conclui.
O programa ainda contou com outros temas importantes como planejamento estratégico do time de RI, implementação de uma cultura de capital aberto em uma empresa fechada, práticas ESG, uso de redes sociais na comunicação, tendências do setor e a importância de KPIs bem definidos.
Para ver na íntegra, basta acessar o Portal da MZ a partir do meio-dia.
Também é possível acompanhar todos os episódios no canal do YouTube da MZ e também na TV fechada, na programação da BM & C News, todas as terças-feiras, nos canais da SKY, Claro TV e Vivo TV.
–
Cassio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Imprensa & Comunicação Externa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mz-group.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.