Fabio Cefaly, IRO – M. Dias Branco
FÁBIO CEFALY FALA SOBRE ESTRATÉGIA E TRAJETÓRIA DE SUCESSO NA M. DIAS BRANCO
Fábio Cefaly começou sua trajetória em Santos e seguiu para São Paulo, onde se formou em Administração de Empresas pela FGV. Ao longo de sua carreira, passou por grandes empresas como Telefônica, General Motors, e Natura, até chegar à M. Dias Branco, onde acumula funções de novos negócios e relações com investidores desde 2016. “Eu queria ter uma carreira internacional… não sabia muito bem ao certo se era em Finanças, Marketing, RH, Comercial, mas sabia que queria ter uma carreira internacional”, contou Fábio ao relembrar seus primeiros passos no mercado.
Ele também destacou que, para alcançar o sucesso em sua carreira, especialmente em Relações com Investidores, é fundamental ser intencional. Fábio ressaltou a importância de ter um objetivo claro, já que esse caminho pode se ajustar ao longo do tempo. “Você precisa saber onde quer chegar. Esse talvez seja o ponto de partida. Onde você quer chegar vai mudando. Não é um único lugar. Os lugares vão mudando. E se preparar para isso”, explicou.
Ele também enfatizou que para um profissional de RI ter sucesso, é necessário construir uma base sólida, que vá além dos números financeiros. É crucial compreender a cultura da empresa, seus valores e os objetivos de longo prazo. “É importante ter bases muito sólidas. É base contábil, é base financeira, é entender o que está acontecendo no país, é entender o que está acontecendo no mundo”, concluiu Fábio.
Em sua experiência, Fábio acredita que a comunicação em RI deve ser clara e objetiva, mantendo sempre a consistência da mensagem. “Não adianta tentar falar do jeito que falo. O jeito que falo tem a ver com o meu histórico, a forma como penso as coisas e com a minha estrutura. Você pode falar de um jeito diferente, mas a mensagem tem que ser a mesma. O investidor tem que perceber exatamente a mesma mensagem. Mesmo você usando palavras diferentes.”
A empresa, reconhecida como líder de mercado no Brasil no segmento de biscoitos e massas, vem se expandindo para categorias sinérgicas e mercados internacionais. Fábio explicou que a diversificação estratégica da M. Dias Branco inclui a aquisição de empresas e o foco em produtos mais saudáveis, além de uma expansão cautelosa para o exterior. “A M. Dias é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil… o foco é crescer em massas e biscoitos”, disse ele sobre as prioridades da empresa.
Além disso, Fábio falou sobre o impacto do ESG na comunicação de RI. Ele destacou os avanços da empresa nas metas ambientais e de governança, e o aumento da demanda por ESG nos últimos anos. “Nos últimos 15 anos, houve uma mudança de patamar para melhor. A demanda foi aumentando, aumentando, e chegou o ponto que os investidores locais começaram a trazer temas de ESG”, comentou.
Fábio também abordou a evolução do mercado de RI, onde a função tem ganhado relevância e ampliado suas responsabilidades. “O RI acumula outras funções, e isso faz muito sentido. A agenda do RI é de dentro para fora”, explicou Fábio, destacando que, embora a função seja tradicionalmente voltada para o mercado, ela também se conecta diretamente com as operações internas da empresa.
No cotidiano de RI, ele enfatizou a importância de estar presente com os investidores, não apenas através de canais digitais, mas também em encontros presenciais. “Eu tento organizar a minha rotina para estar presencialmente com os investidores. O presencial é a base”, afirmou ele, ressaltando que, apesar das facilidades do ambiente online, nada substitui o contato direto.
Ao final da conversa, Fábio compartilhou a sua visão sobre as habilidades essenciais para um bom profissional de RI: comunicação clara, pensamento sistêmico, e um bom domínio de finanças e contabilidade. “O RI depende de muitas áreas, então você precisa saber se conectar”, concluiu ele, deixando uma mensagem de incentivo para quem deseja seguir na carreira.
O episódio ainda contou com diversos outros temas importantes para o universo de relações com investidores.
–
Cassio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Imprensa & Comunicação Externa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mz-group.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.500 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.