IR Talks – S03E03: Renan Baccarin, Alianza
O papel do RI na gestão, comunicação e transparência com a perspectiva das Gestoras de Fundos
No terceiro episódio dessa temporada, o IR Talks contou com a participação de Renan Baccarin, Gerente de Relações com Investidores da Alianza Investimentos Imobiliários. Um profissional com mais de 20 anos de experiência nos mercados Financeiro e de Relações com Investidores, e referência quando o assunto é gestoras de fundos. Durante o programa, Renan compartilhou como foi o início de sua carreira e sua trajetória até alcançar ao cargo de RI.
Ele relata: “Comecei (no mercado de trabalho) como estagiário. Logo depois, em pouco tempo, me tornei assistente de negócios. Nessa época, já possuía grande intimidade com a área de Relações com Investidores. Esta área ficava próxima à minha e eu colaborava bastante com a tesouraria e a estruturação de dívida, incluindo a criação de prospectos e debêntures, operações que, hoje em dia, já não são tão complexas. Iniciei minha carreira nesse momento e, a partir dele, fui me desenvolvendo gradualmente, até que percebi: ‘A área de Relações com Investidores é realmente muito interessante, é aqui que quero construir minha carreira’”.
E para além das habilidades financeiras, o profissional de Relações com Investidores também deve ser um comunicador extremamente habilidoso, afinal ele é o responsável por transmitir as informações da companhia de forma concisa e transparente. Renan destaca a importância crescente das redes sociais nesse processo: “Hoje, na Alianza, conto com uma assessoria de comunicação e imprensa competente, que me ajuda bastante, especialmente com as redes sociais. No mundo dos fundos imobiliários, a comunicação com os investidores é muito mais rápida e prática do que no mundo das companhias abertas. Observamos também que é cada vez mais importante utilizar as redes sociais para isso. Não podemos ignorar o fato de que as pessoas realmente buscam informações através delas, como o LinkedIn e o Instagram”.
Renan também ressaltou a importância da clareza e da acessibilidade em todo esse processo de comunicação, principalmente devido ao aumento do número de investidores pessoa física nas bases das empresas e gestoras de fundos. Ele comenta: “Sou muito detalhista com as informações que coloco nos relatórios gerenciais. Tento ser o mais didático possível nessas comunicações, pois tenho uma base muito grande de investidores e preciso ser claro desde o início. Se gerar dúvidas, posso receber mil perguntas no RI, o que seria inviável de responder. Por isso, busco ser o mais didático possível logo nas primeiras linhas de comunicação”.
E para lidar com esse longo escopo e responsabilidades, o profissional de RI precisa ter muita responsabilidade e dedicação, tendo que, muitas das vezes, estar disponível em tempo integral. Sobre isso, Renan relata: “Às vezes, nos fins de semana, eventos inesperados podem ocorrer. Por isso, precisamos estar sempre atentos. Nosso trabalho é 24/7; não desligo meu celular, apenas o coloco no silencioso”.
Como conselho geral, Renan acrescentou: “Indicaria para o novo profissional não apenas buscar se desenvolver profissionalmente, aprimorando suas habilidades de comunicação e oratória, mas também buscar constantemente evoluir e construir um bom networking. Essa troca de informações certamente contribuirá para o crescimento profissional. Com o tempo, naturalmente, irá evoluindo dia após dia”.
O programa também abordou outros temas relevantes como a diferença entre gestoras de fundos e companhias abertas, normas regulatórias, inteligência artificial, soft e hard skills e estratégias de comunicação, além dos quadros “Pergunta do Especialista” e o “Bate-Bola”.
Cassio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Assessora de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.