IR Talks – S03E02: Nicholas Baines, Bemobi
Além dos números: acompanhe a jornada e carreira de Nicholas Baines, Diretor de RI da Bemobi
Com mais de 15 anos de experiência, Nicholas Baines, Diretor de Relações com Investidores da Bemobi – empresa de tecnologia pioneira com foco na oferta de soluções e plataformas móveis para pagamentos digitais, engajamento de clientes, microfinanças e serviços digitais – foi o segundo convidado da terceira temporada do IR Talks. O programa, que trata de histórias que muitas vezes vão além da carreira profissional, iniciou a conversa com Nicholas abordando sua vida pessoal, incluindo a chegada das filhas e seus hobbies fora do ambiente de trabalho.
Durante o bate-papo, inclusive, ele compartilhou insights sobre a relação entre ser pai e ocupar uma cadeira de RI: “Eu acho que quando a gente vira pai, principalmente de gêmeos, que são duas crianças com personalidades bem diferentes, a gente está sempre respeitando o jeito de cada uma e conciliando, é uma eterna conciliação. E o RI também tem um pouco disso, você vai para uma área, pede uma informação, vai para outra, pede mais uma informação, e assim você vai agregando e conciliando os dados”, reflete Nicholas.
Em seguida, trazendo sua trajetória de muitos anos de experiência, Nicholas discorreu sobre o amadurecimento do mercado e a entrada de mais pessoas físicas no mercado de capitais: “Eu acho que o mercado evoluiu muito e isso atraiu muitas pessoas para a bolsa. A queda de juros, o número de IPOs, o acesso facilitado à informação… todo este contexto impulsionou e fez com que a pessoa física estivesse mais confortável para fazer investimentos. Aí você tem que aprender a lidar com essa nova plataforma de comunicação, pois é totalmente diferente da plataforma tradicional de investidor institucional”, diz o diretor de RI da Bemobi.
E não foi só o alto número de pessoa física entrando na bolsa que gerou desafios para os profissionais de Relações com Investidores, desde a criação e a intensificação do uso de Inteligência Artificial por parte das companhias, os líderes de RI estão buscando formas de utilizá-la ao seu favor. Sobre isso, Nicholas diz: “Estamos apenas começando a explorar esse mundo da inteligência artificial, e quem vai se beneficiar serão aqueles que souberem dar os comandos certos a ela. Eu acho que em vez de tentar combater a IA, devemos aprender a colaborar com ela para aumentar a produtividade em todas as áreas profissionais. No entanto, é importante reconhecer os desafios que a IA pode apresentar, como o surgimento de deep fakes. A possibilidade de criar vídeos ou imagens falsos convincentes, como um CEO sendo representado de forma comprometedora, por exemplo, é um dilema do nosso mundo moderno. Você vai ter que questionar sempre se isso é de verdade ou é fake”.
Já como dica aos profissionais que estão iniciando e para aqueles que atuam em small caps, Nicholas enfatiza: “Para os profissionais de small caps, com baixa liquidez e capitalização de mercado reduzida, é crucial adotar uma abordagem mais ativa. Minha sugestão para eles é que sejam proativos em todos os canais de comunicação, sejam varejistas ou institucionais. Isso inclui plataformas como LinkedIn e Instagram, que também estão sendo cada vez mais utilizadas por investidores. Além disso, outra dica valiosa para os profissionais de RI em geral é fortalecer suas habilidades onde são proficientes. Se você é bom em comunicação, por exemplo, é importante desenvolver ainda mais essa habilidade e procurar acumular responsabilidades nessa área. Da mesma forma, se você possui habilidades em fusões e aquisições (M&A), buscar acumular experiência tanto em M&A quanto em RI pode proporcionar uma visão mais abrangente da empresa e contribuir mais para o seu sucesso”, conclui.
O programa ainda abordou outros temas relevantes como desafios da área de RI, medição de KPIs, gestão de equipe e as boas experiências que o RI pode proporcionar, além dos famosos quadros “Pergunta do Especialista” e o “Bate-Bola”.
Cassio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Assessora de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.