Os relacionamentos interpessoais na empresas têm mais impacto na satisfação dos funcionários do que a execução das tarefas do dia a dia.
Em algum momento da sua vida profissional, você já deve ter parado e pensado: “Eu fico mais tempo com as pessoas do trabalho do que com a minha família”, e arrisco dizer que já deve ter até verbalizado esse pensamento. Mesmo com a modalidade de home office sendo mais comum atualmente, muitas vezes ficamos tão imersos nas atividades, relatórios, entregas e afins, que mesmo em casa estamos mentalmente longe.
Um ambiente de trabalho saudável faz toda a diferença para os colabodores, independentemente do cargo que ele ocupa. A liderança é responsável por entender as angústias e os pontos de atenção dos colaboradores. Uma boa liderança não foca apenas nos processos e rotina operacional, mas tem seu foco especialmente voltado às pessoas. O papel dos líderes é ouvir, servir e capacitar sua equipe. Por meio da compreensão e valorização dos times é que as empresas conseguem se manter vivas no ambiente competitivo do mundo dos negócios.
É através de uma liderança ativa e receptiva que ocorre o aumento do engajamento dos funcionários diretos, ou seja, o gestor influencia diretamenta no desempenho e desenvoltura dos membros do time. Muitas vezes, com a correria e alta demanda do dia a dia, o gestor tende a ser muito prático, esquecendo que por trás de cada atividade finalizada existe uma ou mais pessoas com seus próprios desafios. Um bom líder é presente, conhece as particularidades de cada membro da equipe, sabe quando as pessoas estão felizes ou insatisfeitas com algo. Esse líder sabe ler os sinais e interpretá-los, não necessariamente agindo no exato momento, pois cada situação exige um tipo de postura, mas ele sabe que em algum momento tomará a atitude de conversar com seu colaborador e decidir, em conjunto ou não, qual ação tomar para resolver aquilo que o está incomodando. A confiança é o principal aspecto do relacionamento de qualidade e a escuta é a chave para conquistá-la.
Um bom líder é aquele que é disponível. Mas o que isso quer dizer? É o lider que dedica tempo para ouvir o que seu liderado tem a dizer, que pode fazer reuniões sem aviso prévio, que tem disponibilidade para ajudar. O principal momento formal de troca de experiências e observações ocorre por meio do 1:1, ou reunião de feedback que devem ter uma periodicidade em torno de 3 meses, variando de empresa para empresa. Nessas reuniões, o líder e liderado trocam ideias de melhorias, discutem o que rolou de bom e ruim nesse tempo e quais são as expectativas para os próximos meses.
Em resumo, podemos concluir que um bom líder é aquela pessoa presente, que tem disponibilidade para escutar, para trocar uma ideia durante um café, para pensar junto qual o melhor caminho para determinada situação, que entende as atividades do dia a dia que seus liderados exercem, que trabalha com clareza e que se preocupa em engajar e estimular o desenvolvimento de cada pessoa ligada diretamente ao seu papel.
Mariana Barros
Relações com Investidores
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.