O site de Relações com Investidores ainda é a fonte de informação mais confiável para considerar uma decisão de investimento. Mais do que cumprir um papel de compliance, ele centraliza a tese de investimento, dados financeiros históricos, e todo o material de comunicação da Companhia, sendo acessado por investidores pessoa física, investidores institucionais e analistas sell-side.
Segundo o estudo “Digital Investor Survey 2021”, realizado pela Brunswick, 92% dos investidores relataram usar o site de RI das Companhias para investigar um problema. E 72% dizem que tomaram uma decisão de investimento com base em algo que encontraram no site.
Dessa forma, o profissional de RI tem obrigação de manter o site de RI nos mais altos padrões de tecnologia, informação e interatividade, para que seja uma ferramenta que ajude no trabalho de comunicação com acionistas e investidores em potencial, sem que exija tempo, conhecimento técnico e trabalho operacional para que se mantenha as informações atualizadas da maneira mais rápida e completa possível.
Para ajudar nisso, apresentamos as 5 principais tendências para site de RI em 2022:
1) Segurança
Segurança deve ser um requisito básico, mas como a pandemia escancarou e acelerou o número de cyber attacks, colocamos esse trend como número 1 para esse ano. A “PwC’s 2021 CEO survey”, que entrevistou 5.050 líderes empresariais em todo o mundo, revela que as ameaças cibernéticas são vistas como a segunda maior preocupação para as empresas. Você como RI deve se preocupar, especialmente com a página de relações com investidores da sua Companhia, monitorando ações que possam ser fraudulentas e se certificando que esteja em uma estrutura segura para que seus acionistas e potenciais investidores não sejam induzidos ao erro, tenham seus dados vazados ou sofram golpes diretamente. Envolva a área de TI ou Cyber Security para que validem o seu site e o ambiente em que ele está hospedado. Vale lembrar que a SEC está atenta a esse tipo de incidente, como no caso da First American Financial Corporation, e, provavelmente, outros órgãos regulatórios pelo mundo sigam pelo mesmo caminho.
2) Environmental, Social and Corporate Governance (ESG)
Conteúdo ESG continua de forma consistente nos nossos tópicos. Segundo o último “Global Sustainable Investment Review” divulgado pela Global Sustainable Investment Aliance, o total de AUM disponível para ser investido em empresas com boas práticas de ESG passava de US$ 35 trilhões em 2020. Portanto muitos investidores institucionais estão dedicando esforços no assunto. Preste muita atenção no que esses investidores estão requisitando e fuja do “greenwashing”. Todo mundo gosta de ver uma página com excelente design e ótima mensagem sustentável, mas foque no conteúdo e use as reuniões com os fundos para perceber as informações e ações mais requisitadas sobre o tema. O relatório “2022 ESG Trends to Watch” da MSCI é um excelente guia para os tópicos de relevância mais recentes. Valendo destacar a importância crescente dada a fatores de mudança climática.
3) Redes sociais e fontes alternativas de mídia
Vimos nos últimos dois anos, acelerado pelo surto de Covid-19 no mundo, o aumento no uso de outras fontes de mídia como informação. Hoje é normal vermos as teleconferências e webinars sendo transmitidas pelo YouTube ou Zoom, por exemplo. O site de RI ainda tem que ser o hub central de informação e tem que estar atualizado com a máxima efetividade possível. Porém, use as mídias sociais para capilarizar a informação e agir em prol da captação de mais usuários para o seu website, investidores potenciais. Incentive os porta-vozes treinados da Companhia a difundirem a informação (que já esteja divulgada no website de RI e órgãos regulatórios) em suas redes sociais pessoais. Além de disseminar a informação, contada de forma pessoal, traz a atenção e credibilidade dos usuários das redes sociais que sabem quem são os divulgadores. Podemos citar como redes sociais e fontes alternativas de informação com relevância alta: Zoom, YouTube, Google, Wikipedia, LinkedIn e Twitter.
4) Autonomia e Automação
Estamos em 2022, portanto é inadmissível que você dependa de alguém de TI, comunicação, marketing ou qualquer outra área para atualizar o seu site de RI. Apenas o profissional de RI sabe quão ágil e rápido precisa ser para atualizar o site de RI em uma divulgação de resultados que foi até mais tarde da noite ou um fato relevante divulgado de última hora. Com a tecnologia atual é muito simples que essas tarefas já sejam totalmente realizadas pela área de RI e automatizadas, linkadas com órgãos regulatórios (SEC por exemplo). Somente dessa forma você garante uma equidade de informação rápida e sem ter um trabalho operacional que não agrega em nada no seu dia a dia. Caso o seu website não seja automatizado com os órgãos regulatórios em todas as seções, pelo menos certifique-se que você tem autonomia para realizar isso de maneira rápida e simples. E lembre-se sempre dos requisitos de compliance dos órgãos regulatórios.
5) Proteção de Dados e Acessibilidade
Com a consolidação da General Data Protection Regulation (GDPR) na Europa, vários países seguiram pelo mesmo caminho para consolidar ou atualizar as leis de proteção de dados. Podemos citar a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil e a Lei de Proteção de Dados no Chile. Nos Estados Unidos o que rege a proteção de dados dos usuários ainda é muito descentralizado por estado ou setores específicos da sociedade e a SEC é uma que está atenta a isso. Nos EUA vale checar os regulamentos mais recentes sobre coleta, processamento e uso de dados e alguns exemplos que regem isso são a California Consumer Privacy Act (CCPA) e a New York Stop Hacks and Improve Electronic Data Security Act (NY SHIELD). Ainda não é possível dizer se os Estados Unidos estão indo no mesmo caminho de consolidação, mas como as áreas de RI miram um público cada vez mais global, é muito importante estar atento a essas leis locais não somente no site, mas também em todas as ferramentas que lidam com os dados de acionistas e investidores potenciais, e isso inclui:
– Utilização de cookies no site;
– Dados cadastrais em plataformas que requerem login e senha;
– Dados obtidos no formulário de acesso à teleconferência de resultados;
– Dados obtidos no formulário de cadastro do mailing;
– Dados obtidos no formulário de contato de RI;
– Dados cadastrais de acionistas e potenciais investidores.
Com relação à acessibilidade, adaptar o site de RI é importante, principalmente para se envolver com investidores com deficiências visuais, cognitivas ou físicas. Em muitos lugares, passou de uma boa prática para se tornar lei. Nos EUA ele tem que estar de acordo com a “Americans with Disabilities Act Standards for Accessible Design” da ADA. No Brasil a LBI.
João Marin
Partner & Sales Executive
Sobre a MZ
A MZ é líder global em soluções de relações com investidores. A Companhia conta com tecnologia inovadora e atendimento ao cliente excepcional para empoderar a estratégia de relações com investidores. Nosso conjunto completo de soluções de comunicação e inteligência mantêm os profissionais de RI à frente do mercado ao fornecer todas as ferramentas e percepções de que precisam para tomar decisões eficazes e interagir melhor com o mercado.