São Paulo, 01 de agosto de 2023 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Sites de Fundos de Investimento Imobiliário – FII Análise de Homepage e Tecnologia.
O que são os Fundos de Investimento Imobiliários?
De acordo com a definição da B3, o Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Ou seja, eles são uma forma mais simples de investir em imóveis, sem que haja a necessidade de comprá-los diretamente. O investimento acontece através da aquisição de cotas, e assim, investir em FIIs faz com que o investidor se torne dono de uma pequena parte dos imóveis sem lidar com escrituras, compra de terreno ou reformas que eventualmente um imóvel precise.
Os fundos imobiliários de maior relevância são negociados na bolsa de valores brasileira (B3). Nesse caso, assim como as ações de empresas, cada um deles possui um ticker. Esse código é formado por 4 letras, que representam a identidade do FII, seguidas pelo número 11, indicando que se trata de um fundo imobiliário. Além disso, o ticker pode conter uma letra “B” ao final, mostrando que esse fundo é listado no mercado de balcão organizado da Bolsa Brasil Balcão.
E o que é possível ver no Estudo?
Neste Estudo exclusivo da MZ, apresentou-se uma análise, com informações macro e consolidadas, referente às homepages e recursos de tecnologia dos sites próprios, desconsiderando os sites das gestoras, dos 435 fundos de investimento imobiliário listados e negociados na B3.
Tal levantamento tem por objetivo identificar como esses Flls têm lidado com esses pontos importantes relacionados aos seus websites, uma vez que influenciam diretamente a comunicação com o público.
Veja a seguir os principais insights sobre a pesquisa:
-
- 8% dos 435 fundos de investimento imobiliário listados atualmente na B3 possuem sites próprios, enquanto os demais disponibilizam suas informações nos sites de suas gestoras;
- Dentre os mais variados tipos de sites e homepages, 78% apresentam URL amigável (link de acesso nomeado de forma clara e não uma sequência de números e letras);
- Em relação ao scroll na homepage, ele está presente em 81% dos sites próprios dos FIIs;
- 83% dos sites apresentam informações com acesso facilitado a documentos importantes na homepage com apenas um clique;
- Relatórios Gerenciais e Comunicados de Mercado são as informações de acesso rápido mais recorrentes, aparecendo 43% e 20% dos sites que possuem informações com acesso facilitado, respectivamente;
- 31% dos sites próprios dos fundos de investimento imobiliário disponibilizam o recurso de busca;
- 50% dos sites próprios dos fundos de investimento imobiliário disponibilizam o recurso “Fale com o RI” com acesso facilitado, indicado na homepage. Além disso, 64%dos sites apresentam formulário de requerimento para se comunicar com a Equipe de RI;
- 50% dos sites apresentam mapas do site, ou seja, exibem os menus e sub-menus, normalmente ao final da página;
- 72% dos sites analisados apresentam cotações na homepage;
- Nenhum dos sites próprios de fundos de investimento imobiliário possuem assistente virtual e apenas 8%possuem calculadora de investimento.
O Estudo traz ainda informações como aviso de cookies, número de banners, vídeo e opções de idioma nos websites, disponibilização de recursos de libras, calendários de eventos na homepage, possibilidade de cadastro em listas de mailing, links direcionados para as redes sociais e formatos dos conteúdos apresentados.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.