São Paulo, 17 de setembro de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Search Engine Optimization (SEO) em Sites de Relações com Investidores.
A otimização para mecanismos de busca (SEO) é fundamental para sites de Relação com Investidores, pois aumenta a visibilidade e acessibilidade das informações financeiras. Com uma estratégia eficaz de SEO, os sites de RI têm maior probabilidade de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores, como Google e Bing, permitindo que investidores acessem facilmente relatórios financeiros, comunicados ao mercado e outras informações relevantes.
Além de melhorar a visibilidade, o SEO contribui para uma melhor experiência do usuário ao otimizar a estrutura do site e a navegação. Um site bem organizado e fácil de usar facilita a localização rápida de informações importantes, tornando a comunicação mais eficiente e direta para os investidores.
A credibilidade da empresa também é reforçada através de uma boa estratégia de SEO. Um site bem posicionado e com uma navegação intuitiva transmite um profissionalismo e um compromisso com a transparência, ajudando a fortalecer a confiança dos investidores na empresa e nas informações que ela divulga.
No contexto das regulamentações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a integração de práticas de SEO com diretrizes regulatórias é essencial. Garantir que o site esteja em conformidade com as normas da CVM e otimizado para SEO promove não apenas a transparência, mas também a integridade das informações financeiras apresentadas.
Além disso, a estratégia dos 3Cs da Comunicação Financeira, conceito destacado no FINCON Awards promovido pela MZ, é fundamental para aprimorar a eficácia dos sites de RI. Os 3Cs – Compliance, Comunicação e Canais – garantem que as informações financeiras sejam apresentadas de forma clara, consistente e com atenção aos detalhes, aumentando engajamento, alavancando o alcance das informações, enviando a mensagem do RI da melhor forma para mais pessoas. Integrar tais estratégias com práticas de SEO potencializa a capacidade do site de comunicar informações de maneira eficaz e confiável, maximizando o impacto sobre investidores e stakeholders.
O que foi possível observar no Estudo?
A MZ analisou o SEO dos sites de 289 empresas de capital aberto e com ações listadas na B3 participantes da FINCON e constatou que:
- Apenas 5,5% dos sites de RI são idealmente otimizados para Desktop, e 5,2% para mobile;
- No setor de Máquinas, Equipamentos & Outros, 18,8% dos sites de RI possuem a melhor otimização na versão Desktop, destacando-se entre os setores avaliados; e
- Para a versão mobile, o setor de Máquinas, Equipamentos & Outros também lidera, com 15,6% dos sites de RI bem otimizados.
- Outro conceito muito importante e avaliado foi a disponibilização de URLs amigáveis, sendo que 10,1% dos sites de RI ainda não possuem URLs amigáveis em suas páginas internas:
O Estudo também traz tanto a definição quanto as informações sobre o desempenho de métricas como Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID), Cumulative Layout Shift (CLS), First Contentful Paint (FCP), Interaction to Next Paint (INP), Time to First Byte (TTFB), além de analisar o próprio Desempenho, Acessibilidade, Práticas Recomendadas de SEO para cada setor.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe Comunicação Externa & Pesquisa MZ
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de Relações com Investidores.
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 sites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.