São Paulo, 31 de agosto de 2023 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo sobre Relatório de Sustentabilidade e Relatos Integrados na CVM no 1S23 e 7M23.
Os relatórios de sustentabilidade de uma empresa são documentos que resumem as práticas e iniciativas adotadas pela organização para promover a sustentabilidade em suas operações e, geralmente, incluem informações sobre o desempenho ambiental, social e econômico da empresa.
No âmbito ambiental, pode abordar questões como: redução de emissões de gases de efeito estufa, conservação de recursos naturais, gestão de resíduos e utilização de energias renováveis. No aspecto social, são destacadas ações relacionadas à saúde e segurança dos colaboradores, diversidade e inclusão, engajamento com a comunidade local e promoção de práticas éticas e responsáveis na cadeia de suprimentos. Já no aspecto econômico, o relatório apresenta informações sobre a gestão financeira da empresa, investimentos em inovação e tecnologia, criação de empregos e contribuição para o desenvolvimento econômico das regiões em que atua.
Esses relatórios vêm se tornando cada vez mais relevantes para a imagem e percepção que a companhia passa para o mercado. Mesmo que não seja uma obrigação, a publicação desses relatórios acaba sempre trazendo benefícios, tanto em âmbitos financeiros quanto publicitários, podendo trazer novos investidores.
Sobre os relatórios integrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), são documentos que fornecem informações abrangentes sobre o desempenho financeiro, ambiental, social e de governança (ESG) de uma empresa. Eles possuem muito valor, principalmente para o investidor, por oferecerem uma visão mais completa e transparente da empresa, permitindo uma avaliação mais ampla do seu valor e riscos. Esses relatórios vão além dos relatórios financeiros tradicionais, incorporando informações sobre o desempenho ambiental e social da empresa, bem como sua governança corporativa e estratégias de longo prazo. Isso permite uma compreensão holística do valor da empresa, considerando não apenas seus resultados financeiros, mas também seu impacto nos aspectos ambientais e sociais.
A importância dos relatórios integrados na CVM está em auxiliar os investidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis. Eles fornecem informações sobre como a empresa está gerenciando seus riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, bem como seu alinhamento com os princípios e diretrizes internacionais de ESG. Além disso, promovem a transparência e o diálogo entre a empresa e seus stakeholders.
Em resumo, os relatórios de sustentabilidade e relatórios integrados na CVM desempenham um papel fundamental na comunicação e prestação de contas das empresas. Eles fornecem informações abrangentes sobre o desempenho financeiro, ambiental, social e de governança (ESG), permitindo que os investidores e demais stakeholders avaliem o valor e os riscos das empresas de forma mais completa. Esses relatórios promovem a transparência, facilitam o diálogo entre a empresa e seus stakeholders e auxiliam na tomada de decisões mais informadas e sustentáveis. Além disso, eles demonstram o compromisso das empresas com a sustentabilidade e alinhamento com as diretrizes e princípios internacionais de ESG. Em resumo, os relatórios de sustentabilidade e relatórios integrados na CVM são essenciais para promover a transparência, a confiança e a responsabilidade corporativa.
Tendo isso em vista, esse Estudo visa passar para os clientes da MZ informações macros sobre as empresas que arquivaram Relatórios de Sustentabilidade e Relatos Integrados na CVM até julho de 2023.
E o que o Estudo identificou?
- 119 empresas de 20 setores distintos arquivaram Relatórios de Sustentabilidade e/ou Relato Integrado na CVM no Primeiro Semestre de 2023. 12% e 11% das empresas pertencem ao setor Energia Elétrica e Varejo, respectivamente;
- Eneva (B3: ENEV3) foi a única empresa que arquivou ambos os documentos;
- A média por setor do volume médio diário negociado pelas empresas que arquivaram Relatórios de Sustentabilidade e Relatos Integrados em 2023 foi acima de R$100 milhões em 8 dos 20 setores. Nos 7M23, esse valor esteve acima dos R$100 milhões em 6 dos 20 setores;
- Das empresas que arquivaram Relatório de Sustentabilidade ou Relato Integrado no 1S23, 96,6% pertencem à Categoria A da CVM. Já nos 7M23, esse número foi de 97,4%;
- 77% das companhias publicaram Relatórios de Sustentabilidade.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.