Relatórios de Agência de Rating no 1S24
São Paulo, 3 de setembro de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Relatórios de Agência de Rating no 1S24.
As agências de rating, também conhecidas como agências de classificação de risco, são entidades jurídicas registradas ou reconhecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Sua principal atividade é avaliar o risco de crédito, tanto de uma empresa em particular quanto de uma emissão específica dessa empresa.
No âmbito do mercado financeiro, o conceito de risco de crédito é de extrema importância. Refere-se à probabilidade de uma empresa ou uma emissão específica de dívida não ser capaz de cumprir suas obrigações financeiras, incluindo o pagamento de juros e a devolução do principal do empréstimo. As agências de rating são encarregadas de analisar esse risco e atribuir classificações que ajudam os investidores a tomar decisões informadas.
Uma avaliação de crédito é feita de uma forma abrangente pelas principais agências de Ratings, sendo elas: Fitch Ratings, Moody’s e S&P Global Ratings. Esta avaliação tem como principal objetivo avaliar produtos financeiros específicos ou seus emissores, classificando o nível do risco de crédito para seus investidores, por meio de um relatório financeiro para que haja um melhor entendimento sobre o investimento.
No Brasil, a atividade de classificação de risco de crédito é regulada pela CVM, conforme estabelecido na Resolução CVM 9. Essa regulamentação visa garantir a transparência e a qualidade das avaliações realizadas pelas agências de rating, promovendo a confiança e a estabilidade do mercado de valores mobiliários brasileiro.
O que foi possível analisar nos Relatórios de Agência de Ratings arquivados na CVM no 1S24?
A MZ buscou informações sobre todos os Relatórios de Agência de Ratings arquivados durante o primeiro semestre de 2024 na CVM via seção específica. Foi possível constatar que:
- 108 empresas, de 19 setores arquivaram relatórios de rating em 2023. Dessas 75% são Categoria A da CVM e 45,4% pertencem ao segmento Novo Mercado da B3;
- As empresas que mais realizaram arquivamentos foram Aegea, AES Brasil Energia e AES Brasil Operações (B3: AESB3) e BRF (B3: BRFS3), representando juntas 12,1% de todos os documentos arquivados na primeira metade do ano;
- A agência que mais produziu os relatórios de 2023 foi a Fitch Ratings, representando 48,0% dos documentos:
O Estudo também traz informações sobre setores que mais realizaram arquivamentos, as perspectivas e se houve mudança em relação ao último documento, além das principais notas atribuídas pelas agências. Também apresenta os fundamentos avaliados nos relatórios, onde o principal foi a alavancagem, e as metodologias utilizadas.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.