São Paulo, 21 de maio de 2024 – A MZ Group, líder global em soluções de relações com investidores, visando a passar aos seus clientes informações sobre o período de divulgação dos Resultados do Primeiro Trimestre de 2024 e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Raio-X dos Processos de Divulgações e Conferências de Resultados do 1T24.
A divulgação dos resultados representa uma etapa crucial e intensamente ativa, sendo vital tanto para o mercado financeiro quanto para o Universo de Relações com Investidores. Durante esse período, as empresas listadas em bolsas de valores, como a B3 no Brasil, compartilham suas performances financeiras com o mercado, investidores e todos stakeholders.
No que diz respeito à regulamentação, as empresas registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devem preparar e divulgar, ao final do primeiro trimestre, o documento nomeado Informações Trimestrais (ITR). Este formulário deve ser submetido dentro de um prazo de até 45 dias após o encerramento do período, conforme estipulado pela Resolução CVM n°80/2022.
Além disso, as companhias listadas no Novo Mercado, segmento da B3 que reúne empresas comprometidas com práticas de governança corporativa superiores às exigidas por lei, não só devem tornar seus resultados públicos, mas também são obrigadas a realizar uma reunião pública no prazo máximo de 5 dias úteis após a publicação dos resultados. Essa reunião tem o objetivo de explicar os resultados ao mercado e promover interações. Essa prática tem se expandido ao longo dos anos, sendo adotada também por empresas que não pertencem a este segmento, demonstrando um compromisso crescente com a transparência e a governança.
Dentro deste contexto de divulgação, todo trimestre, a MZ presta suporte às empresas que estão reportando seus resultados, e posteriormente compartilha este Estudo, após o período de dedicação das equipes de Relações com Investidores, detalhando os resultados e os processos de divulgação. Clique aqui para ver o estudo do período anterior.
O que foi possível ver no Estudo?
- Foram utilizadas como base para o Estudo 332 empresas brasileiras, listadas ou não, no Brasil e/ou nos Estados Unidos, com um valor de mercado de, aproximadamente, R$4,7 trilhões;
- O mês de maio concentrou 68,2% das divulgações relacionadas ao 4T23.
- Aproximadamente, 57% das companhias analisadas enviam um e-mail agenda para anunciar as datas das divulgações e/ou conferências de resultados;
- 50,5% das companhias que enviaram sua agenda via e-mail o fizeram com 11 a 20 dias de antecedência da divulgação de resultados;
- 89,9% divulgaram os resultados após o fechamento do mercado.
O Estudo ainda traz informações sobre o universo das companhias analisadas, como segmento de listagem e valor de mercado, informações sobre EBITDA, Receita Líquida e Lucro/Prejuízo no período, principais dias de divulgação e de conferência de resultados assim como concentração por setor e comparações com trimestres anteriores. Além disso, conta com um histórico de informações sobre tradução simultânea e adoção de vídeo nas conferências de resultados.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.