A temporada de divulgações e conferências de resultados é uma época importante e muito esperada, na qual as empresas listadas na Bolsa de Valores (B3) reportam os seus desempenhos referente ao período trimestral mais recente. O prazo para a divulgação dos balanços do 4T22 (quarto trimestre de 2022), que teve início em janeiro de 2023, terminou no último mês de março.
Por isso, neste Estudo exclusivo da MZ, foi apresentado um ‘raio x’ completo, contendo informações macro e consolidadas sobre a divulgação dos Resultados do 4T22, Comportamento do Target Price e Aquisição & Alienação.
De acordo com os resultados, das 316 empresas acompanhadas, 294 são listadas na B3 e, deste número, cerca de 67,7% eram do segmento do Novo Mercado. Quase a totalidade (99%), considerando as 316 companhias, apresentaram receita líquida positiva. Já em relação à lucro ou prejuízo, 77,1% reportaram lucro, sendo que 90% delas fizeram suas divulgações após o fechamento do mercado. O período com maior concentração de conferências ocorreu entre os dias 1 e 17 de março, com 41% do total, e os horários das 10h e 11h da manhã foram os mais utilizados.
Dentre as 268 empresas que divulgaram informações sobre o tópico, 57,8% apresentaram seus resultados na forma de videoconferência, uma queda de 6,2 p.p. em comparação às conferências sobre os resultados do 3T22. O setor que mais apresentou em vídeo foi o de tecnologia, com 83%.
Sobre documentos relacionados a Aquisição e Participação Acionária Relevante no 1T23, o Estudo mostra que 77 empresas pertencentes a 18 setores diferentes arquivaram 155 Comunicados ao Mercado, sendo 42% do tipo Aquisição e 58% do tipo Alienação. BlackRock, Morgan Stanley, Schroder Brasil e Vinland foram os fundos e instituições mais citadas. Ressaltando que as instituições brasileiras foram responsáveis por 63,6% do total desses arquivamentos de participação acionária.
O Estudo Exclusivo MZ mostra ainda a quantidade de perguntas e assuntos mais abordados nas sessões de perguntas e respostas das conferências, como custos, CAPEX, M&A e Proventos.
Além de detalhar o comportamento do Preço alvo das companhias após os resultados do 4T22, onde 73% das empresas sofreram uma revisão para baixo após a divulgação dos mesmos. Lembrando que as informações aqui apresentadas têm por finalidade prover informações ao mercado, clientes e profissionais de RI, não representando, em hipótese alguma, recomendações para e/ou solicitações de compra e venda de qualquer valor mobiliário
Você pode ter acesso ao documento completo fazendo uma rápida solicitação aqui.
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.