São Paulo, 04 de abril de 2024 – A MZ Group, líder global em soluções de relações com investidores, visando a passar aos seus clientes informações sobre a divulgação dos Resultados do Quarto Trimestre de 2023 e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Raio-X dos Processos de Divulgações e Conferências de Resultados do 4T23.
A divulgação dos resultados representa uma etapa crucial e intensamente ativa, sendo vital tanto para o mercado financeiro quanto para o ambiente das Relações com Investidores. Durante esse período, as empresas listadas em bolsas de valores, como a B3 no Brasil, compartilham suas performances financeiras com o mercado.
No que diz respeito à regulamentação, as empresas registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devem preparar e divulgar, ao final de cada ano-fiscal, o Formulário de Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP). Este formulário deve ser submetido dentro de um prazo de até 3 meses pós o encerramento do ano fiscal vigente, conforme estipulado pelo artigo 30 da Resolução CVM n°80/2022.
Além disso, as companhias listadas no Novo Mercado não só devem tornar seus resultados públicos, mas também são obrigadas a realizar uma reunião pública no prazo máximo de 5 dias úteis após a publicação dos resultados. Essa reunião tem o objetivo de explicar os resultados ao mercado e promover interações. Essa prática tem se firmado ao longo dos anos, estendendo-se também a empresas que não fazem parte do Novo Mercado, o qual é o segmento da Bolsa Brasileira dedicado à negociação de ações de empresas que, voluntariamente, adotam práticas de governança corporativa além das exigidas por lei.
Dentro deste contexto de divulgação, a MZ presta suporte às empresas que estão reportando seus resultados, e posteriormente compartilha este Estudo, após o período de dedicação das equipes de Relações com Investidores, detalhando os resultados e os processos de divulgação.
O que foi possível ver no Estudo?
- Foram utilizadas como base para o Estudo 333 empresas, listadas ou não, no Brasil e/ou nos Estados Unidos;
- 87,3% divulgaram os resultados após o fechamento do mercado;
- O mês de março concentrou 68,2% das divulgações relacionadas ao 4T23.
- Aproximadamente, 65% das companhias enviam mailings agenda para anunciar as datas das divulgações e/ou conferências de resultados;
- 43,3% das companhias enviaram o mailing com 11 a 20 dias de antecedência da divulgação de resultados:
O Estudo ainda traz informações sobre o universo das companhias analisadas, como segmento de listagem e valor de mercado, informações sobre EBITDA, Receita Líquida e Lucro/Prejuízo no período, principais dias de divulgação e de conferência de resultados assim como concentração por setor e comparações com trimestres anteriores. Além disso, conta com um histórico de informações sobre tradução simultânea e adoção de vídeo nas conferências de resultados.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.