São Paulo, 05 de dezembro de 2023 – A MZ Group, líder global em soluções de relações com investidores, visando a passar aos seus clientes informações sobre a divulgação dos Resultados do Terceiro Trimestre de 2023 e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Raio-X dos Processos de Divulgações e Conferências de Resultados do 3T23.
A divulgação dos resultados representa uma fase essencial e de intensa atividade, sendo fundamental tanto para o mercado financeiro quanto para o ambiente das Relações com Investidores. Nesse período, as empresas listadas em bolsas de valores, como a B3 no Brasil, compartilham suas performances financeiras com o mercado.
No que tange à regulamentação, as empresas registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devem elaborar e divulgar, ao término de cada trimestre, o Formulário de Informações Trimestrais (ITR). Este formulário deve ser submetido no prazo de até 45 dias a partir do encerramento de cada trimestre, conforme estabelece o artigo 31 da Resolução CVM n°80/2022.
Além disso, as companhias listadas no Novo Mercado não somente devem tornar públicos os resultados, mas também são requeridas a realizar uma reunião pública no prazo máximo de 5 dias úteis após a publicação dos resultados. Essa conferência tem o propósito de explanar os resultados ao mercado e fomentar interações. Essa prática tem se consolidado ao longo dos anos, sendo estendida a empresas que não pertencem ao Novo Mercado, que é o segmento da Bolsa Brasileira focado na negociação de ações de empresas que, de forma voluntária, adotam práticas de governança corporativa além das requeridas por lei.
Dentro desse contexto de divulgação, a MZ presta suporte às empresas que estão reportando seus resultados, e posteriormente compartilha este Estudo, após o período de dedicação das equipes de Relações com Investidores, que detalha os resultados e os processos de divulgação.
O que diz o estudo?
A MZ coletou informações macros e consolidadas sobre a Divulgação de Resultados do Terceiro Trimestre de 2023 de mais de 330 empresas brasileiras listadas na B3 ou nos Estados Unidos e, dessa forma, constatou-se que:
- O dia 09 de novembro foi o dia com a maior quantidade de divulgações, com 72 nesse dia;
- O horário das 11:00 foi o mais recorrente entre as conferências de resultados em português do 3T23 seguido pelo horário das 10:00;
- O período com maior concentração de conferência de resultados foi entre 07 e 10 de novembro, com 57,9% do total;
- 67% das conferências de resultados foram realizadas por meio de videoconferência;
- 56% das companhias comunicaram via e-mail anunciando informações sobre a divulgação e/ou conferência de resultados entre 11 e 20 dias antes da divulgação:
Caso deseje acessar o Estudo completo, clique aqui.
O Estudo ainda traz informações sobre o universo das companhias analisadas, como segmento de listagem e valor de mercado, informações sobre EBITDA, Receita Líquida e Lucro/Prejuízo no período, principais dias de divulgação e de conferência de resultados assim como concentração por setor e comparações com trimestres anteriores. Além disso, conta com um histórico de informações sobre tradução simultânea e adoção de vídeo nas conferências de resultados.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.