São Paulo, 22 de agosto de 2023 – A MZ Group, líder global em soluções de relações com investidores, visando a passar aos seus clientes informações sobre a divulgação dos Resultados do Segundo Trimestre de 2023 e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Raio-X das Datas de Divulgações e Conferências do 2T23.
A divulgação dos resultados constitui uma etapa crucial e de alta atividade, tanto para o mercado financeiro quanto para o cenário das Relações com Investidores. Nesse momento, as empresas listadas em bolsas de valores, como a B3 no Brasil, relatam seus desempenhos financeiros.
Dentro desse contexto de divulgação, a MZ presta suporte às empresas que estão reportando seus resultados, e posteriormente compartilha este Estudo, após o período de dedicação das equipes de Relações com Investidores, que detalha os resultados e os processos de divulgação.
No que tange à regulamentação, as empresas registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devem elaborar e divulgar, ao término de cada trimestre, o Formulário de Informações Trimestrais (ITR). Este formulário deve ser submetido no prazo de até 45 dias a partir do encerramento de cada trimestre, conforme estabelece o artigo 31 da Resolução CVM n°80/2022.
Além disso, as companhias listadas no Novo Mercado não somente devem tornar públicos os resultados, mas também são requeridas a realizar uma reunião pública no prazo máximo de 5 dias úteis após a publicação dos resultados. Essa conferência tem o propósito de explanar os resultados ao mercado e fomentar interações. Essa prática tem se consolidado ao longo dos anos, sendo estendida a empresas que não pertencem ao Novo Mercado, que é o segmento da Bolsa Brasileira focado na negociação de ações de empresas que, de forma voluntária, adotam práticas de governança corporativa além das requeridas por lei.
O que diz o estudo?
A MZ coletou informações macros e consolidadas sobre a Divulgação de Resultados do Segundo Trimestre de 2023 de 333 empresas brasileiras listadas na B3 ou nos Estados Unidos e, dessa forma, constatou-se que:
- 65,3% das companhias acompanhadas pela MZ que reportaram os resultados do 2T23 apresentaram aumento na receita líquida em comparação aos resultados apresentados no 2T22;
- 77,6% das companhias acompanhadas que reportaram os resultados do 2T23 declararam lucro em seus resultados;
- O horário das 11:00 foi o mais recorrente entre as conferências de resultados em português do 2 T 22 seguido pelo horário das 10:00;
- O período com maior concentração de divulgações foi entre 07 e 11 de agosto , com 53,7% do total;
- Aproximadamente 90% das empresas divulgaram seus resultados após o fechamento do mercado.
O Estudo ainda traz informações sobre o universo das companhias analisadas, como segmento de listagem e valor de mercado, informações sobre EBITDA, envio de agenda, principais dias de divulgação e de conferência de resultados assim como concentração por setor e comparações com trimestres anteriores. Além disso, conta com um histórico de informações sobre tradução simultânea e adoção de vídeo nas conferências de resultados.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.