Raio-X das Datas de Divulgação e Conferências de Resultados do 1T23
São Paulo, 23 de maio de 2023 – A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, disponibilizou no dia de hoje o Estudo Raio-X das Datas de Divulgação e Conferências de Resultados do 1T23.
Os períodos de divulgações de resultados são momentos de muita expectativa e que geram grande movimentação tanto no mercado financeiro quanto no mundo de Relações com Investidores, pois é neste momento que as companhias listadas em bolsa de valores (no Brasil é a B3) reportam seus desempenhos.
Durante estes períodos, a MZ, além de oferecer todo suporte necessário para as divulgações de resultados das companhias, sempre divulga esse Estudo logo após esse período de intenso trabalho por parte das equipes de RIs, trazendo várias informações tanto sobre os resultados quanto sobre o processo de divulgação.
O que diz a legislação?
Ao final de cada trimestre, as empresas registradas na CVM devem elaborar e publicar o Formulário de Informações Trimestrais (ITR) que deve ser entregue em um prazo de 45 dias contados da data de encerramento de cada trimestre, como instrui o artigo 31 da Resolução CVM N° 80/2022.
No caso das companhias do Novo Mercado, em até 5 dias úteis após a publicação dos números, as empresas também precisam fazer uma conferência de resultados para explicar e interagir com o Mercado. Embora não seja uma obrigação, várias empresas que não estão nesse segmento também fazem suas conferências de mercado, pois é uma prática já bem consolidada. Lembrando que o Novo Mercado é o segmento da Bolsa Brasileira destinado à negociação de ações de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira.
E o que diz o Estudo?
A MZ coletou, por meio de software proprietário, informações macros e consolidadas sobre a Divulgação de Resultados do Primeiro Trimestre de 2023 de 330 empresas acompanhadas e, dessa forma, constatou-se que:
- 49,3% das companhias comunicaram sua agenda de divulgação ao mercado através do envio de email à sua base cadastrada com uma antecedência entre 11 e 20 dias;
- Cerca de 90% das empresas acompanhadas divulgaram seus resultados após o fechamento, com mais de 50% delas concentrando suas divulgações entre 08 e 12 de maio;
- Aproximadamente, 67% das companhias que realizaram conferências optaram pelo formato de videoconferência
- 72,4% das empresas acompanhadas reportaram lucro no Primeiro Trimestre de 2023
O Estudo ainda traz informações sobre a quantidade de empresas acompanhadas por setor, categoria CVM, segmento na B3 e Market Value ao final do 1T23, informações sobre receita líquida e EBITDA, a quantidade de divulgações e conferências por datas e os dias de maior concentração por setor.
Além disso, o Estudo também traz informações sobre os horários com a maior concentração de conferências (em português e inglês), o horário mais recorrente por setor, a evolução do modelo de tradução simultânea e videoconferência, bem como a adoção do modelo de videoconferência por setor.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
www.mzgroup.com
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.