São Paulo, 28 de novembro de 2023 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, informa sobre a 5ª edição do FInfluence, relatório da ANBIMA sobre educação financeira e investimentos nas redes sociais.
Na 5ª Edição do FInfluence, publicado em outubro de 2023, foi abordada uma pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), focada na análise da presença e influência de personalidades digitais que abordam temas relacionados à educação financeira e produtos de investimento nas redes sociais.
A pesquisa envolveu 515 influenciadores digitais, que somam mais de 176 milhões de seguidores, atuando em plataformas como X (anteriormente conhecido como Twitter), Facebook, Instagram e YouTube. O relatório destaca também a crescente importância da educação financeira e a expansão das mídias sociais, levando a ANBIMA a discutir regras para a contratação de influenciadores visando garantir a clareza e precisão na comunicação, protegendo os interesses dos investidores.
Alguns insights sobre o relatório:
O cenário das redes sociais no Brasil é delineado, com WhatsApp, YouTube, Instagram e Facebook liderando em 2023, enquanto o X ocupa a sétima posição. A análise dos dados revela informações importantes sobre os influenciadores de educação financeira e investimentos, como por exemplo:
- Publicam cerca de 52,3 mil postagens mensais, com o X representando a maior proporção (45,1%).
- O engajamento do público é destacado como crucial, sendo o YouTube líder em média de interações por publicação, seguido pelo Instagram.
O relatório apresenta rankings de influenciadores por rede social e rankings gerais, considerando métricas como popularidade, engajamento médio, comprometimento, autoridade e articulação. Explora também as parcerias entre influenciadores e instituições financeiras, destacando a XP Investimentos como líder em parcerias.
Quanto aos temas mais abordados pelos influenciadores, temos alguns destaques:
- Mercado de ações representa 48,9% das postagens;
- Economia brasileira se destaca com 10,5% das publicações;
- Algumas das hashtags populares incluem “investimento,” “bolsa de valores” e “mercado financeiro.”
A pesquisa conclui ressaltando que o relatório oferece uma visão abrangente do mercado em constante crescimento, identificando oportunidades e desafios para influenciadores e instituições financeiras. Também destaca a evolução das preferências do público em relação aos temas de investimento e o papel das redes sociais na disseminação de conhecimento financeiro no Brasil.
A MZ acredita que as redes sociais terão um papel cada vez mais relevante na disseminação de informações pelas empresas, não apenas pelos influenciadores, destacando seu compromisso em apoiar a educação financeira e auxiliar os profissionais de Relações com Investidores nessa jornada.
A ANBIMA também realizou uma reunião aberta, em março de 2023, sobre o tema. Para saber um pouco mais sobre o evento, leia nosso artigo sobre o tema aqui.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.