São Paulo, 23 de abril de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Ofertas Subsequentes de Ações (Follow-Ons) que ocorreram na B3 no 1T24.
Ofertas subsequentes de ações, também conhecidas como Follow-On, representam eventos que ocorrem após uma empresa ter passado por uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês para Initial Public Offering), ou seja, um follow-on constitui em uma segunda ou subsequente emissão de ações por uma empresa já listada em bolsa de valores, sendo no Brasil, a B3.
Essas ofertas podem ser conduzidas por meio de uma emissão primária, na qual a empresa emite novas ações para angariar recursos, ou por meio de uma emissão secundária, na qual os acionistas existentes vendem parte de suas ações. Essa prática não apenas aumenta a liquidez para os investidores, mas também oferece aos acionistas originais a oportunidade de realizar lucros ou ajustar suas participações.
As ofertas subsequentes de ações permitem que as empresas se capitalizem, obtendo recursos adicionais para impulsionar seu desenvolvimento e consolidação. Ao optar por um Follow-On, as empresas podem acessar uma fonte alternativa de financiamento, reduzindo a dependência de empréstimos bancários ou outras formas de captação de recursos. Além disso, a realização de um Follow-On pode aumentar a visibilidade da empresa no mercado, atrair novos investidores e reforçar a confiança dos acionistas existentes, alinhando-se com os principais objetivos da área de Relações com Investidores.
E o que é possível ver no Estudo?
- Foram feitos 4 processos de Follow-Nos no 1T24, um aumento de 300% quando comparado ao único processo registrado no 1T23;
- No 1T24, empresas do setor Varejo foram as que mais realizaram processos de Follow-On e correspondem a 50% do total;
- Quando se compara o valor de fechamento do dia da ação contra o valor fixado no processo, 50% saíram a um valor acima do fechamento do dia;
- 25% das empresas que realizaram operações de Follow-On no 1T24 apresentam desempenho positivo de suas ações;
- Itaú BBA e BTG Pactual foram as instituições coordenadoras líderes dos Follow-Ons no 1T24, com 75% e 25%, respectivamente.
O Estudo apresenta, ainda, informações sobre o segmento B3 das empresas que realizaram oferta subsequente de ações, seu valor de mercado, a instrução CVM utilizada na distribuição, o valor fixado da ação contra o valor de fechamento, distribuição entre valor primário e secundário nas ofertas, entre outras informações relevantes.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.