No último dia 27 foi realizado o 23º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, evento que promove partilha de conhecimento e networking entre as diversas companhias e parceiros de mercado.
O primeiro painel do evento teve como tema “O investidor pessoa física & mundo digital”, apresentado por Betina Roxo, Head de Canais Digitais da XP Inc; Gabriela Joubert, Head of Research no Banco Inter; e Vinicius Brancher, Superintendente de Negócios Pessoa Física na B3; mediado por Rodrigo Maia, atual Diretor Presidente do IBRI.
Vinicius Brancher (B3) introduziu o tema trazendo o cenário da Pessoa Física hoje na bolsa em comparação com os anos anteriores e um panorama sobre o assunto. O primeiro destaque é a crescente participação de PFs ao longo dos anos: desde 2020 a média de investidores desse perfil que fazem ao menos uma movimentação ao mês é de 1 milhão, representando 16% da operação na B3. Os perfis no decorrer do tempo vêm se alterando também, com 50% do grupo presente de homens até 39 anos, inverso a 2017 quando a maioria estava acima dos 40. A diferença de gênero foi trazida na apresentação de forma otimista, porém é possível analisar pelos números que participação de mulheres tem sido praticamente a mesma, cerca de 25% desde 2013.
Betina Roxo (XP) e Gabriela Joubert (Banco Inter), com suas bagagens na área de Research, pontuaram muito bem as dificuldades na comunicação com esse novo grupo que chega em massa à bolsa brasileira. Existe uma diferença entre aqueles que já são investidores consolidados e os que tem um ticket médio baixo, com pouco conhecimento e receio de arriscar. Estes são os que mais necessitam de ajuda das corretoras e casas de análise. Os materiais produzidos que têm um formato mais denso não conversam com investidores recentes que ainda não conhecem termos chaves para compreensão.
Como apresentado, a bolsa está cada vez mais jovem o que aumenta a responsabilidade em trazer o RI para canais digitais, comunidades onde esse público esteja. As lives, que tiveram muito destaque nos dois últimos anos por conta do isolamento consequente de uma pandemia global, bem como outros recursos do audiovisual, exemplos dos podcasts, são ferramentas democráticas para investidores que têm ao menos acesso à internet.
Os participantes do painel trouxeram ótimos insights, com um ponto de atenção facilmente identificável sendo a falta de diversidade de pessoas físicas, com um perfil majoritariamente ainda de homens jovens, sem filhos, da região sudeste. E como muito bem pontuado pela palestrante Betina Roxo, ainda que seja um problema estrutural, precisa estar no radar do mercado. Ainda há muito que se aprender sobre a comunicação com esse investidor, as melhores ferramentas, o formato mais acertado de ter um bom relacionamento, como falar a língua de quem está do outro lado do balcão.
Grande parte dos sites desenvolvidos pela MZ possuem uma seção dedicada a conectar os investidores e as equipes de Relações com Investidores, conhecidos como “Fale com o RI”, canal que possibilita o recebimento via caixa de e-mail das dúvidas e comentários de investidores e do mercado em geral. Algumas companhias vão além e disponibilizam até mesmo um formulário de agendamento para uma reunião com o time de RI. Outra solução que auxilia no dia a dia do RI é o IRM da MZ, que possibilita a organização e o acompanhamento de todos os contatos realizados pelo time de RI, facilitando a busca de históricos de conversas para um follow-up mais assertivo.
Juliana Prado
Supervisora de RI da MZ
juliana.prado@mzgroup.com
Sobre a MZ
A MZ é líder global em soluções de relações com investidores. A Companhia conta com tecnologia inovadora e atendimento ao cliente excepcional para empoderar a estratégia de relações com investidores. Nosso conjunto completo de soluções de comunicação e inteligência mantêm os profissionais de RI à frente do mercado ao fornecer todas as ferramentas e percepções de que precisam para tomar decisões eficazes e interagir melhor com o mercado.