Vivemos em uma época em que é comum ouvir a expressão “mais do mesmo”, e isso pode se tornar um grande problema para empresas que tentam se destacar diante dos mais variados concorrentes. Um dos maiores objetivos de uma companhia é justamente ter o grande diferencial que a faz brilhar aos olhos dos consumidores, analistas e investidores e para isso a contribuição de bons profissionais da área de design é crucial.
Quando temos produtos ou serviços semelhantes, o destaque fica por conta do design, a usabilidade e/ou a sensação que a pessoa teve quando começou utilizar determinado produto.
O Design é realmente um grande aliado quando a ideia é se distinguir dos concorrentes e isso pode trazer benefícios relevantes como, por exemplo, a confiança que a empresa consegue transparecer agregando valor a marca, seja através de campanhas de marketing, estética e/ou funcionalidade de algum produto.
O Design tem grande importância na venda de produtos e serviços, no fortalecimento e imagem de marca e nas estratégias que a empresa foca para o próprio crescimento. Ideias inovadoras que podem colocar as companhias em outro nível necessitam de suporte de várias áreas, e com certeza o Design faz parte disso.
Até hoje muitas companhias tentam economizar o máximo possível em alguns pontos e infelizmente em boa parte destes casos o design está nesta lista, mas a grande questão é que exatamente neste tipo de economia que as coisas começam a dar errado. Um bom produto, na grande maioria das vezes, está atrelado a um bom design.
Usando o mercado de RI como exemplo, muitas empresas estão mudando a linguagem como se comunicam com os investidores devido ao boom que tivemos recentemente com pessoas físicas entrando na bolsa de valores.
Mas, somente alterar a linguagem é o suficiente?
Se você acha que sim, sinto dizer que você está no padrão “mais do mesmo”.
Os materiais de RI das companhias deixaram de ser apenas documentos em preto e branco que apresentam gráficos e tabelas enormes com vários números. Ele deve ser algo que realmente represente e tenha a “cara da empresa”, que seja agradável aos olhos e que vá muito além da alteração de linguagem e bordões usados antigamente.
Isso mostra ao investidor a sua importância e o quanto a empresa se esforça para passar a mensagem da melhor maneira possível para que todos possam entender. Neste caso, mesmo sem a venda direta de um produto, também conseguimos gerar valor a marca e colocá-la sempre em um patamar acima da média.
O que pode ajudar a companhia sair do “mais do mesmo” é um conjunto de estratégias que partem da forma como os líderes da empresa pensam até a comunicação ou marketing adotado nas campanhas publicitárias. Então, é importante colocar em prática ações que sejam fortalecedoras no ambiente corporativo e que isso também transparece para o consumidor, mostrando o quanto a empresa se importa com ele.
Alex F. Silva
Designer Gráfico
Sobre a MZ
A MZ é líder global em soluções de relações com investidores. A Companhia conta com tecnologia inovadora e atendimento ao cliente excepcional para empoderar a estratégia de relações com investidores. Nosso conjunto completo de soluções de comunicação e inteligência mantêm os profissionais de RI à frente do mercado ao fornecer todas as ferramentas e percepções de que precisam para tomar decisões eficazes e interagir melhor com o mercado.