Nasdaq: Differentiating Amongst the Crowd – ESG Solidifies Spot on Earnings’ Agenda
Não é novidade o ganho crescente de importância de temas de ESG para empresas e nos seus relacionamentos com investidores e analistas. Em confirmação a essa tendência, a Nasdaq publicou relatório ilustrando o espaço do ESG enquanto parte da agenda das conferências de resultados das companhias presentes nos índices Russell 3000 e MSCI USA ESG Leaders.
O Espaço do ESG em Conferências de Resultados Hoje
Através da análise de transcrições dos eventos de companhias de ambos os índices, o relatório revela que, no segundo trimestre de 2022, 78% das companhias do Russell 3000 e 88% daquelas do MSCI USA ESG Leaders discutiram tópicos de ESG durante suas conferências de resultados. Números ainda mais significantes quando lembramos que o índice Russell 3000 é composto pelas ações das 3.000 maiores companhias em capitalização de mercado, compondo quase 98% do mercado de equity.
Somados aos aumentos identificados de 12% entre o quatro trimestre de 2021 e o primeiro de 2022, bem como de 13% entre o primeiro e segundo trimestre de 2022, O que o relatório apresenta é, na verdade, a solidificação das conferências de resultados enquanto o principal espaço para os emissores poderem comunicar – e serem questionados sobre – sua estratégia ESG e iniciativas em progresso.
Esse fenômeno já foi percebido no relatório de 2020 da Goldman Sachs, quando 65% das companhias do S&P 500 apresentaram discussões de tópicos ESG durante suas conferências do segundo trimestre de 2020. Um ponto identificado, contudo, foi a diferenciação entre os temas discutidos entre os setores,
O que cada setor está discutindo sobre ESG?
O que o relatório da Nasdaq identificou entre as companhias do Russell 3000 foi a maior recorrência de temas ESG relacionados à capital humano, supply chain, sustentabilidade, cultura corporativa e planos de transição climática. Porém, o foco de cada setor foi distinto e alguns números deixam isso claro.
47% das empresas de tecnologia discutiram restrições de supply chain, 36% das empresas de saúde focaram em capital humano, 32% de energia em monitoramento de mudanças climáticas e 25% daquelas do setor financeiro em cultura corporativa.
Mas e agora? Como se diferenciar da multidão de empresas discutindo ESG?
A atenção para tópicos ESG já é uma realidade, especialmente dentro das conferências de resultados. Vale ressaltar ainda o aumento apontado pelo relatório em perguntas feitas por analistas sell-side: mais que o dobro de companhias do Russell 3000 e MSCI USA ESG Leaders receberam perguntas sobre o tema entre o primeiro e segundo trimestre de 2022 – dessa maneira, reforçando a percepção que os investidores também estão dando maior atenção à temática ESG.
Então, o que nos resta é responder: como uma companhia pode se diferenciar nesse cenário? O relatório traz algumas sugestões.
Enquanto olhar para os temas mais discutidos em um setor durante as conferências de resultados pode proporcionar indicativos importantes, a análise constante geral e setorial também é essencial. Com ela, as companhias podem ter uma visão trimestral de qual o foco ESG do mercado em determinado momento, permitindo uma melhor preparação da sua própria estratégia ESG e da sua comunicação para com o mercado.
E para além das Conferências de Resultados?
Não apenas nas Conferências de Resultados, porém, o tema tem ganhado espaço. Em estudo publicado pela MZ em setembro sobre Investors Days, ESG foi o assunto mais identificado nas apresentações das companhias que realizaram o evento durante os 9 primeiros meses do ano de 2022. Também já começa a ser mais frequente a realização de um Investor Day ESG.
Independente de qual caminho seguir, tópicos ESG estão cada vez mais consolidados na pauta de discussão e estratégia corporativa. Logo, discutir também como se diferenciar na multidão de empresas e estar à frente das tendências de mercado é cada vez relevante e estratégico para as companhias.
Para acessar o relatório completo da Nasdaq, clique aqui.
Qualquer dúvida, nos avisem, estamos sempre à disposição!
MZ Estudos
mz.estudos@mzgroup.com
Cássio Rufino
CFO & COO
cassio.rufino@mzgroup.com
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.