Os indicadores Índice de Valor iQ (IViQ) e Gap de Valor iQ (GViQ) identificam, respectivamente, quais são as companhias que negociam com os melhores múltiplos de mercado (as “estrelas”) e quanto as empresas “não estrelas” poderiam valer se fossem reconhecidas pelos investidores no mesmo valor relativo das empresas “estrelas”.
São Paulo, 11 de julho de 2023 – A MZ, líder em soluções para relações com investidores (RI), apresentou seus indicadores de valor (IViQ) e de gap (GViQ) para empresas brasileiras listadas em bolsa, no período de junho/23 e acumulado no ano. Com essas novas medidas, a MZ visa capacitar e fornecer recursos aos executivos RI e de Governança Corporativa, para que possam construir e executar iniciativas estratégicas assertivas com o objetivo de agregar mais valor aos seus acionistas.
O Índice de Valor iQ (IViQ) é calculado a partir da relação EV/EBITDA UDM (últimos doze meses), ajustada pelo upside médio do preço da ação conforme projeções dos analistas de sell-side. Para alguns setores específicos, tais como bancos, seguradoras e real estate, a relação utilizada é a Market Cap/Valor Patrimonial (mais recente), igualmente ajustada pelo upside médio do preço da ação. As empresas com maiores IViQs em seus respectivos segmentos são as “mais valorizadas” pelos investidores e, portanto, denominadas “estrelas”. A MZ avalia, mensalmente, 230 companhias listadas, divididas em 23 segmentos industriais, e cada um desses segmentos possui a sua respectiva “empresa-estrela”.
Por sua vez, o Gap de Valor iQ (GViQ) identifica a diferença de valor entre as empresas de um determinado segmento e a respectiva “empresa-estrela” – a líder em seu segmento na opinião dos investidores. O GViQ é, portanto, um simples, direto e forte indicador para guiar as iniciativas estratégicas de RI para que agreguem mais valor aos acionistas. Afinal, se a companhia ainda não é a estrela do seu setor, a redução contínua do seu GViQ denota que ela está no caminho certo, e que sua equipe de RI está fazendo um grande trabalho.
Dentre as estratégias normalmente adotadas pelos RIs para minimização do GViQ e, portanto, aproximação da percepção de valor das empresas-estrela, destacam-se:
(i) aumento da cobertura e melhoria na homogeneidade entre projeções dos analistas de sell-side (com consequente redução do risco percebido pelos investidores);
(ii) gestão da base acionária e targeting de novos investidores, proativamente abordados com uma mensagem de investimento bem estruturada e sólida (“por que investir na empresa e por que agora?”). O investment case deve também ser construído/atualizado para investidores de dívida;
(iii) gestão da reputação corporativa (posicionamento, qualidade de produtos/serviços, higidez financeira, valor do investimento no longo prazo (upside), qualidade dos executivos, qualidade do marketing (marca, patentes, etc.), inovação, habilidade para atrair/manter talentos, e sustentabilidade/ESG);
(iv) liderar o relacionamento com as agências de rating (dominar os critérios e índices qualitativos e quantitativos das três principais agências de rating, e atuar junto a elas para melhoria contínua dos ratings da companhia);
(v) divulgação/expansão das métricas ESG (principalmente SASB e TCFD), de forma a prover informações objetivas e relevantes para um segmento de investidores que valorizam esse posicionamento e que atualmente representam cerca de 1/3 dos ativos administrados no mundo. Liderar, também, a emissão de ratings ESG (preferencialmente junto à Sustainalytics e ao MSCI); e
(vi) implantação de iniciativas para atração de pessoas físicas como acionistas, com estratégias de comunicação e engajamento específicas para esse público.
Em síntese, o IViQ identifica as empresas com melhores múltiplos de mercado em seus respectivos setores, ou seja, as “empresas-estrelas”. Se uma determinada empresa ainda não é a “estrela”, o GViQ identifica qual a distância em termos de valor para a empresa-estrela (fotografia no momento), e a evolução desse indicador (GViQ) ao longo do tempo (filme) qualifica os esforços de RI no objetivo de geração de mais valor aos acionistas.
RESULTADOS DA AVALIAÇÃO – JUNHO/23
Ao longo de 2023 houve grande movimentação entre as empresas “estrela” (líderes de valor em seus segmentos). Quatorze (14) companhias assumiram a posição de “estrelas”: Alpargatas (ALPA4), Brasil Agro (AGRO3), Braskem (BRKM5), Cogna (COGN3), CSN (CSNA3), Dexco (DXCO3), Eneva (ENEV3), Estapar (ALPK3), Gol Linhas Aéreas (GOLL4), Hapvida (HAPV3), Locaweb (LWSA3), Nubank (NUBR33), Plano&Plano (PLPL3) e Raia Drograsil (RADL3).
Gráfico Radar
Percentual do Market Cap Potencial e Valor aos Acionistas (posição em 30/06/2023)
No gráfico radar (acima), as empresas-estrela são aquelas que apresentam o maior Índice de Valor iQ (IViQ) dentre as participantes do seu segmento. Elas encontram-se na linha de 100% do seu market cap potencial (como o gap de valor entre ela e ela mesmo é zero, 1-GViQ = 100%) em 30/06/23. As demais companhias estão posicionadas conforme seus respectivos Gaps de Valor (GViQ), também plotadas no gráfico como “1-GViQ” (ou seja, uma empresa com GViQ de 30% em relação à “estrela”, aparece plotada no gráfico na linha de 70%).
O gráfico touro & urso (abaixo) evidencia os movimentos do Gap de Valor iQ (GViQ) que propiciaram adição ou diminuição de valor aos acionistas no primeiro semestre de 2023 (1S23).
Gráfico Touro & Urso
Adição e Diminuição de Valor aos Acionistas (Jun/23 vs. Dez/22)
Em termos de redução no Gap de Valor iQ (GViQ), as companhias Braskem (+64pp), Plano&Plano (+63pp), Alpargatas (+58pp) e Estapar (+51,5pp) foram os destaques positivos na comparação com dezembro/22.
DESTAQUES SETORIAIS – IMOBILIÁRIO E FINANCEIRO
Setor Imobiliário: o setor como um todo apresentou grande valorização. As seis construtoras focadas no segmento popular apresentaram alta de +48% no seu Valor de Mercado total, atingindo R$ 17 bilhões. No segmento de médio-alto padrão, o crescimento foi de +37% para R$ 23 bilhões. Já as empresas de Properties & Shoppings apresentaram crescimento de +46% para R$ 38 bilhões. O Gap de Valor atual dos três segmentos somados é de R$ 36 bilhões, ainda “fora do bolso” de seus respectivos acionistas. As “estrelas” em junho/23 foram: Plano&Plano (popular), que alcançou a liderança após longo período de disputa com a Cury; Cyrela, que se manteve no topo entre as construtoras de médio-alto padrão, seguida de perto pela Lavvi; e Multiplan, que mantém sua liderança desde 2022.
Bancos & Serviços Financeiros: o setor apresentou uma capitalização total de R$ 1,3 trilhão em junho/23, equivalente a 30% do valor de mercado das 230 empresas analisadas. Após uma trajetória de recuperação de valor, o Nubank alcançou a posição de estrela, com alta de +200% no seu IViQ para 6,81 e +82% em Valor de Mercado para R$ 180 bilhões. O Gap de Valor atual do setor de bancos e serviços financeiros é de R$ 1,4 trilhão, ainda “fora do bolso” de seus respectivos acionistas.
METODOLOGIA IViQ/GViQ
Saiba mais sobre os indicadores de VALOR “iQ” (IViQ e GViQ), a metodologia e a planilha de cálculo para mensurar a Gestão de Valor aos Acionistas de 230 empresas listadas:
Assista ao vídeo com o detalhamento da metodologia.
Acompanhe o vídeo com o Resultado do Semestre.
Clique aqui e acesse o sumário executivo para Conselheiros de Administração com as empresas avaliadas neste estudo.
Baixe aqui a apresentação detalhando o racional e metodologia de cálculo do Índice/Gap de Valor (IViQ/GViQ).
ATENÇÃO: os indicadores e gaps aqui apresentados têm por finalidade prover informações ao mercado em geral e não representam recomendações para e/ou solicitações de compra e venda de qualquer valor mobiliário. Eles são baseados unicamente em informações públicas (sites CVM e de RI das companhias, assim como plataformas que disponibilizam estimativas de preço alvo de analistas) estando, portanto, sujeitos a mudanças.
Comentários, dúvidas e sugestões? Escreva para a gente!
Rodolfo Zabisky
Chairman
João Prates
Consultor Sênior de RI e Valor aos Acionistas
Erica Camanducci
Assessora de Imprensa
imprensa@mzgroup.com
+55 (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.