A disparidade salarial entre gêneros é uma pauta que ganha cada vez mais força no mundo e no Brasil não é diferente. Por exemplo, as mulheres ainda ganham 20,5% em média a menos do que os homens, de acordo com o jornalista Darlan Alvarenga, em uma matéria para o G1. O assunto tem ganhado cada vez mais notoriedade no mundo todo, e o mercado de capitais também acolhe essa discussão. Inserido nesse contexto está a profissição de Relações com Investidores, da qual iremos abordar aqui um pouco.
As diferenças entre gêneros dos profissionais de Relações com Investidores
No IR Magazine Global IR Salary & Careers Report 2022, foram analisadas as diferenças entre o salário por gênero, diferenças entre histórico profissional e as diferenças entre cargos de IROs e heads de RI.
A pesquisa, que teve um total de 1.101 respondentes divididos entre América do Norte, Ásia, Europa e “Restante”, identificou alguns pontos-chaves:
1. Existem duas vezes mais homens do que mulheres como líderes de Relações com Investidores na América do Norte, e as mulheres que o são, ganham salários menores.
2. A média salarial de IROs é a mesma para ambos homens e mulheres na América do Norte.
3. Menos de um terço dos homens que trabalham em Relações com Investidores na América do Norte vêm da área de finanças, comparado com uma em cada cinco mulheres.
4. Apenas um em cada cinco homens na área de Relações com Investidores na América do Norte teve treinamento profissional credenciado em uma associação de RI, enquanto quase metade das mulheres em RI realizou tal treinamento.
5. A proporção entre homens e mulheres para chefes de Relações com Investidores na Europa corresponde amplamente à composição de gênero das equipes de RI em geral, embora os homens normalmente ganhem mais como chefes de RI na Europa do que as mulheres.
6. Mulheres IROs na Europa geralmente ganham mais do que homens.
7. Um terço dos homens que trabalham na área de Relações com Investidores na Europa vêm diretamente de finanças corporativas, em comparação com 21% das mulheres.
8. A porcentagem de chefes de Relações com Investidores na Ásia é maior do que a porcentagem de mulheres que trabalham em RI em geral.
Ao analisar globalmente, a pesquisa revela que, aproximadamente, a cada dez líderes da área de Relações com Investidores, seis são homens e quatro são mulheres. Isso significa que os homens que trabalham nesta área têm mais chances de crescimento na carreira, alcançando cargos de liderança até de alta administração da área.
Além dos homens estarem presentes na maioria dos cargos de liderança, os salários e bonificações também não são equivalentes. 37% dos homens que ocupam cargos de chefia ganham mais de US$ 250 mil e bônus de 40% do salário, enquanto a proporção de mulheres com este salário é de 23% com bônus de 32% do salário.
A análise da América do Norte aponta que 100% dos homens que trabalham com Relações com Investidores apresentam histórico de carreira em outras áreas, ou seja, migraram para o RI ao longo do tempo, enquanto 9% das mulheres sempre trabalharam com RI.
Apesar de ainda haver um caminho longo para que os gêneros cheguem em um lugar equiparado, há indícios que podem significar uma virada de chave no perfil da área de Relações com Investidores futuramente, como por exemplo, haver apenas mulheres que sempre trabalharam com RI na América do Norte, bem como as mulheres se capacitando mais do que os homens.
O Estudo, que é baseado nas respostas do IR Magazine’s Global IR Survey, também apresenta dados de como as demandas do trabalho têm mudado para homens e mulheres e quais as aspirações entre gênero dos IROs. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.
A MZ sabe dessa diferença que acontece atualmente no mercado e tenta ajudar explicitando essas divergências e ajudando as profissionais de RI a se qualificarem para se destacarem cada vez mais no mercado de RI para que essas diferenças de gênero sejam extintas.
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.