São Paulo, 07 de fevereiro de 2023 – A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, disponibilizou no dia de hoje o Estudo Mudanças de Auditores em 2022.
O trabalho do auditor independente tem sido cada vez mais reconhecido como um fator importante para o mercado de capitais. No Brasil, por exemplo, cada vez mais empresas têm buscado este tipo de serviço visando aumentar a credibilidade de seus balanços e da prestação de contas aos stakeholders.
Confira como foram as mudanças de auditores em 2022 neste estudo exclusivo da MZ.
A função do Auditor Independente:
Auditor independente é aquele que avalia as demonstrações financeiras de uma empresa de forma a assegurar a credibilidade das informações presentes no documento. Para poder prestar esse tipo de serviço para as empresas de capital aberto, é necessário que o auditor tenha cadastro na Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.
Além disso, uma das normas estabelecidas pela CVM é a de que um auditor independente não pode prestar serviços para um mesmo cliente por prazo superior a cinco exercícios sociais consecutivos, exigindo-se um intervalo mínimo de três exercícios sociais para a sua recontratação, ou seja, de tempos em tempos as companhias com registro na autarquia precisam trocar seus auditores independentes.
Tal regra foi estabelecida para evitar que o relacionamento prolongado entre o auditor e a entidade auditada possa diminuir a independência e a objetividade na execução dos trabalhos.
Vale lembrar que nada impede que a companhia auditada substitua seu auditor independente em prazo inferior a cinco anos, todavia, em caso de recontratação, deverá ser observado o intervalo mínimo de três anos.
Sobre o Estudo?
Visando sempre colaborar com a rotina dos profissionais de relações com investidores, a MZ analisou todos os Comunicados ao Mercado enviados à CVM via categoria Mudança de Auditor durante o ano de 2022 e constatou que:
- 106 companhias diferentes enviaram para a CVM comunicados sobre Mudança de Auditores em 2022;
- Esse número é 8% maior que o observado no ano anterior e 10% quando comparado com 2020;
- 75% das empresas são da Categoria A;
- 36% são pertencentes ao Novo Mercado;
- 68% apresentaram desempenho negativo das ações em 2022;
- 34% estão entre R$1 bilhão e R$10 bilhões em Market Value
Também foram analisados os auditores que foram contratados e substituídos. Do total, as Big Four (Deloitte, Ernst & Young, KPMG, e PricewaterhouseCoopers) representam 71% dos auditores contratados para começar os trabalhos de auditoria em 2022 e 70% em relação à substituição.
O Estudo ainda traz informações sobre o período de arquivamento dos comunicados sobre mudança de auditores, os setores que arquivaram comunicados, o período de início da atuação dos novos auditores, entre outras informações que visam passar informações atualizadas e de qualidade para os clientes MZ.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.