São Paulo, 15 de janeiro de 2024 – A IR Magazine, revista internacional cujo foco é o universo de relações com investidores, publicou no final do ano passado um relatório sobre as melhores práticas observadas no engajamento de analistas sell-side com as companhias, e a MZ, visando sempre empoderar os profissionais de relações com investidores, traz um resumo sobre o Relatório e algumas considerações adicionais.
A situação dos analistas sell-side hoje
Os analistas sell-side desempenham um papel fundamental para as empresas de capital aberto, fornecendo análises e recomendações sobre as ações dessas empresas para investidores e clientes institucionais, mas, ainda assim, segundo o Relatório, não estão imunes ao ambiente macroeconômico incerto, que os deixa sob estresse –especialmente as instituições mais proeminentes que cobrem diversas empresas com recursos mínimos. Houve uma redução do número de analistas por equipe, com equipes menores cobrindo múltiplos setores, e até mesmo analistas conhecidos sendo demitidos devido a reestruturações corporativas. Alguns analistas agora cobrem mais de 40 empresas, o que pode impactar negativamente a qualidade e quantidade de esforço dedicado a cada empresa.
Essas mudanças significam que os profissionais de RI precisam acompanhar de perto as últimas tendências, como a realização de conferências mais exclusivas e íntimas e eventos mais focados em painéis de discussão, além de estarem conectados com os analistas mais influentes para compreender o que é discutindo nos bastidores, pois essa interação muitas vezes é mais importante do que o que está escrito em um relatório.
Estabelecendo uma rede de contatos eficaz e eficiente com analistas e acionistas
Há também o desafio enfrentado pelas equipes de relações com investidores das empresas em aumentar sua cobertura, ou seja, de se atrair novos analistas sell-side e até mesmo manter um diálogo eficaz com os existentes. No final do dia, os analistas sell-side são como uma extensão do RI das empresas, ajudando a contar a história da companhia para não só manter os acionistas atuais engajados, mas como também atrair novos investidores.
O relatório também destaca a importância de fazer pesquisas com o mercado para um engajamento eficaz, os famosos Estudos de Percepção, conversando com os analistas e investidores e demais agentes do mercado para avaliar seus pontos fortes de comunicação e marketing e decidir a melhor abordagem, lembrando sempre da necessidade de se equilibrar o interesse em contar a história da empresa e a divulgação de informações competitivas.
É importante conhecer os diferentes analistas sell-side, sabendo quem são aqueles que demonstram um entendimento da empresa, realizam pesquisas regulares sobre ela e o setor em que está inserida, e são considerados formadores de opinião pelos investidores considerados chave para a companhia. Cada analista sell-side é único em sua abordagem e traz algo diferente para a empresa, então o ideal é dividir o tempo disponível entre todos, para conseguir sempre ter o melhor retorno possível deles.
Essas perspectivas ressaltam a complexidade e a importância de cultivar relacionamentos eficazes com os analistas sell-side para as equipes de RI, especialmente em um ambiente financeiro em constante mudança e incerteza.
A importância dos eventos para o engajamento e obtenção de feedbacks
Os eventos se destacam como oportunidades tangíveis de engajamento com os analistas sell-side, onde é preciso aproveitar ao máximo cada interação. É preciso sempre avaliar pontos importantes, como quem deve participar de qual evento e quais eventos e em que formato a própria empresa deva realizar.
É importante garantir que o evento corresponda aos objetivos estipulados pela empresa, com uma lista de prioridades clara sobre quem a companhia deseja ver e quem deseja priorizar. A abordagem precisa ser eficaz e deve ser ajustada de acordo com o tipo de evento em que a companhia esteja participando ou realizando.
Outro valor imensurável de roadshows, conferências e outros eventos, além de responder a perguntas, é obter feedback construtivo sobre a empresa. Pedir feedback aos analistas sell-side vai além de uma simples verificação do progresso da empresa em relação aos seus objetivos; constitui também um meio valioso de cultivar e manter um relacionamento sólido. Os analistas, muitas vezes, estão dispostos a compartilhar tanto aspectos positivos quanto negativos, contribuindo para uma compreensão mais completa e aprimorada da perspectiva do mercado em relação à empresa. Dessa forma, os relacionamentos são solidificados com base na credibilidade e transparência mútua, o que não apenas satisfaz, mas supera as expectativas, estabelecendo as bases para parcerias duradouras e mutuamente benéficas.
Essas perspectivas ressaltam a importância de uma abordagem estratégica e direcionada aos eventos de relações com investidores para garantir um engajamento eficaz com os analistas sell-side e também para atender aos objetivos da empresa.
A MZ sempre pode ajudar na construção e fortalecimento desses laços entre as empresas e os analistas sell-side através do novo espaço MZ Arena, ambiente inovador e moderno está projetado para receber tanto grupos grandes quanto pequenos, oferecendo uma plataforma versátil para a realização de eventos presenciais e para transmissões online.
Avaliando o engajamento dos analistas sell-side
Outro aspecto importante a ser destacado é a avaliação, pelas equipes de relações com investidores, se o entendimento dos analistas sell-side que cobrem a empresa estão corretos. Embora todos gostariam de ter todas as recomendações como “compra” para a empresa, uma avaliação mais adequada e mais verdadeira traz um melhor engajamento com o analista sell-side, demonstrando que as divulgações e mensagens estão sendo, de fato, compreendidas.
Como há menos analistas cobrindo mais empresas, há menos análises e mais cobertura baseada em eventos como resultados de curto prazo e fatos relevantes. É muito importante que as equipes de relações com investidores consigam passar para os analistas as nuances da história da empresa e se suas estimativas são atuais e realistas.
Os analistas sell-side podem nem sempre concordar com o que a empresa está dizendo, mas se apresentarem relatórios com os dados corretos e conscientes, mostra que estão escutando o RI e engajados com o case da empresa. Esse compromisso com a integridade e a precisão dos dados reflete uma postura profissional e ética, demonstrando que os analistas estão verdadeiramente comprometidos em compreender e analisar de forma imparcial a situação da empresa.
A construção de relacionamentos com analistas sell-side demanda tempo e paciência, onde credibilidade, transparência e gerenciamento adequado das expectativas são fundamentais. Cobertura e o engajamento são duas coisas diferentes, e que expandir o engajamento com analistas que não cobrem a empresa é essencial para aumentar sua visibilidade. Embora o sucesso dependa da qualidade do engajamento e da cobertura, é importante lembrar que sucesso não é simplesmente ter um grande número de analistas cobrindo a empresa, mas sim a qualidade dessa cobertura.
Portanto, o envolvimento proativo, juntamente com uma segmentação eficaz e uma narrativa clara e convincente, são fatores importantes para aumentar a cobertura e o engajamento de analistas sell-side.
E, como a MZ está sempre à disposição para ajudar, aqui estão algumas formas rápidas de melhorar a qualidade do envolvimento dos analistas sell-side com a empresa:
- Encontre o seu campeão: sempre há um analista que se destaca pelo seu trabalho, faz o dever de casa sobre o setor e promove a sua empresa e a indústria;
- A paciência é fundamental: Reconhecer que a construção de relacionamento com analistas sell-side é um processo longo e até cansativo e que requer paciência;
- Seja proativo e não reativo: Não espere que o telefone toque ou que algum analista, seja buy-side ou sell-side, lhe envie um e-mail. Crie uma relação de confiança com aqueles que seguem a sua empresa de perto;
- Mantenha a simplicidade: Se tiver métricas, divulgações ou negócios confusos ou complicados, encontre uma forma de os tornar mais fáceis de interpretar e digerir rapidamente por pessoas não habituadas com seu negócio.
Essas são algumas das dicas disponibilizadas pelo relatório da IR Magazine e com a qual a MZ concorda e incentiva seus clientes a seguirem. Lembrando sempre que a MZ pode auxiliar seus clientes tanto na realização de eventos com o mercado, quanto na elaboração de estudos de percepção para a obtenção de feedbacks de todos os stakeholders da companhia, como no suporte às mais variadas demandas da área de relações com investidores.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
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A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.