Fazer parte da expansão internacional de uma empresa com certeza é uma experiência muito rica e empolgante! Nos últimos meses me senti em pequenos intercâmbios virtuais ao longo de reuniões com clientes de diferentes nacionalidades.
Observar na prática os diferentes comportamentos, maneiras de tocar processos e lidar com desafios confirmou algumas das minhas percepções como brasileira, e acabou com outros pré julgamentos que eu tinha. Como por exemplo, de que o próprio “jeitinho brasileiro” podia ser algo desfavorável no mundo dos negócios. Hoje, vejo que ele pode ser um grande diferencial nessas expansões, calma, já explico melhor.
Desde muito cedo os brasileiros são impactados pela cultura norte-americana e européia, aprendemos sua história, ouvimos sua música, assistimos seus filmes e séries, somos influenciados pela sua publicidade o tempo inteiro, ou seja, assimilamos diferentes culturas de uma maneira muito orgânica. Já em outros países, o cenário é completamente diferente, as pessoas mantêm seus costumes e conceitos mais fechados à influências externas. Bingo! Só aí já temos um enorme diferencial: a facilidade e capacidade em compreender e trabalhar, e agir com a diversidade.
Outro destaque vai para a nossa adaptabilidade a mudanças, que muitas vezes vem na marra, mas é necessária, já que vivemos em um país continental e de economia muito volátil. Precisamos lidar com uma ampla diversidade de pessoas, povos e culturas em um único país, a comunicação e os processos precisam ser solucionados de uma maneira ou outra, e isso nos traz a capacidade de encontrar soluções inovadoras e disruptivas, como o próprio pix, por exemplo. É justamente aí que a tecnologia entra em jogo como uma grande aliada!
Na MZ, sempre houve esse entendimento global e sensibilidade para entender certas tendências, então mesmo que a grande massa ainda não estivesse desperta para o mercado de capitais, aproveitamos nossa tecnologia de ponta para oferecer as melhores soluções para os profissionais da área, para que quando o momento chegasse, pudéssemos trazer soluções incríveis para esse nicho em tão pouco tempo.
Hoje enxergo nosso jeitinho brasileiro muito mais como a nossa flexibilidade para mudar o rumo quando necessário, para produzir tecnologia de ponta com rapidez, e a nossa leveza ao lidar com os desafios!
Equipe Orange
Ana Carolina Micheloto
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.