Em podcast, MZ apresenta novos indicadores de valor ao lado das empresas premiadas como estrelas de seus setores no primeiro semestre de 2023
Henrique Marquezi, da Locaweb Company, e Agenario Junior, da Braskem, estiveram presentes para comentar a importância de tal reconhecimento e discutir os insights gerados pelo Índice de Valor iQ (IViQ) e Gap de Valor iQ (GViQ)
A MZ, líder global em soluções para relações com investidores, apresentou na última terça-feira(11) os seus indicadores de valor (IViQ) e de gap (GViQ) para empresas brasileiras listadas em bolsa, no período de junho/23 e acumulado no ano. Com essas novas ferramentas, a companhia visa capacitar e fornecer recursos aos executivos de RI e de Governança Corporativa para que possam construir e executar iniciativas estratégicas mais assertivas com o objetivo de agregar mais valor aos seus acionistas.
Para discorrer sobre os resultados e metodologias dos Indicadores, Cássio Rufino, CFO & COO da MZ, recebeu Henrique Marquezi, Diretor de RI da Locaweb Company, e Agenario Junior, Head de RI da Braskem, em um bate papo dinâmico no IR Podcast.
A conversa começou com os convidados e representantes de suas ‘empresas-estrelas’ comentando sobre suas percepções gerais dos indicadores e todo estudo em si realizado pela MZ. “O estudo é muito bem consistente em todas as suas métricas utilizadas. É totalmente aderente com as teorias de finanças corporativas que a gente vê em inúmeras literaturas. Então, de fato, apresenta uma visão muito bem estruturada”, disse Agenario Junior. “É muito importante ter alguém consolidando esse tipo de informação para o mercado e trazendo informações quantitativas sobre geração de valor. […] Foi muito bacana ter acompanhado e, mais do que isso, ter alcançado bons resultados no ranking”, concluiu Henrique Marquezi.
Em seguida, foi comentado sobre a relação das empresas com seus sell side, stakeholders e investidores pessoa física. Na Braskem, Agenario ressaltou a importância de uma comunicação clara com todos os públicos da companhia, destacando a criação do Podcast ‘Braskem Invest’, que tem como objetivo desmistificar diversos assuntos do universo de RI. “Precisamos garantir a equanimidade para todo investidor”, comentou.
Já Henrique Marquezi pontuou a adoção de uma linguagem mais simples na Locaweb. A companhia passou, inclusive, a utilizar um glossário em seu website, desenvolvido juntamente com a MZ, para facilitar o entendimento até dos termos mais técnicos do universo de relações com investidores. “ A gente também busca disseminar a mensagem de forma equânime. Todos precisam compreender”, disse.
Na sequência, os convidados também conversaram sobre ESG e as ações que agregam valor, relacionadas ao tema. “ESG hoje é uma agenda pela qual todos os investidores se interessam. […] Temos um escritório com uma área de floresta nativa preservada, ajudamos a comunidade local e somos muito fortes em ações de diversidade. ESG está nas nossas veias”, disse o diretor da Locaweb. Na Braskem, Agenario reforçou a importância do tema para a empresa: “O ESG não é só uma agenda da companhia, ele é parte do que somos e para onde vamos”, comentou o Head de RI.
No final do bate papo, os convidados falaram sobre um dos pontos principais para o sucesso nos Indicadores: a reputação corporativa da marca. “Tudo está voltado para o alinhamento dos discursos de todo e qualquer executivo da companhia. Qualquer porta voz tem que estar alinhado, ser coeso e fazer sentido dentro das estratégias da organização”, falou Henrique Marquezi sobre a Locaweb. Pelo lado da Braskem, Agenario dissertou sobre a política para divulgação de informação de mercado, que avalia todas as informações públicas da empresa e a importância do NPS (Net Promoter Score). “Nós buscamos incansavelmente por esses feedbacks de melhoria, porque é neles que podemos atuar. É isso que temos que levar para dentro de casa”.
Como dica para outras empresas que também almejam a desejada posição de ‘Estrela do Setor’, ambos os convidados concordaram que questões sobre planejamento, estruturação do time de RI, conhecimento do negócio e foco nos investidores são imprescindíveis para o sucesso de uma organização.
No contexto geral, a conversa contou ainda com temas importantes, tais como comunicação proativa, a impotência dos materiais de comunicação, investor day e targeting. Para acessar o conteúdo na íntegra, clique aqui.
Cássio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Assessora de Imprensa
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
METODOLOGIA IViQ/GViQ
Saiba mais sobre os indicadores de VALOR “iQ” (IViQ e GViQ), a metodologia e a planilha de cálculo para mensurar a Gestão de Valor aos Acionistas de 230 empresas listadas:
Assista ao vídeo com o detalhamento da metodologia.
Acompanhe o vídeo com o Resultado do Semestre.
Clique aqui e acesse o sumário executivo para Conselheiros de Administração com as empresas avaliadas neste estudo.
Baixe aqui a apresentação detalhando o racional e metodologia de cálculo do Índice/Gap de Valor (IViQ/GViQ).
ATENÇÃO: os indicadores e gaps aqui apresentados têm por finalidade prover informações ao mercado em geral e não representam recomendações para e/ou solicitações de compra e venda de qualquer valor mobiliário. Eles são baseados unicamente em informações públicas (sites CVM e de RI das companhias, assim como plataformas que disponibilizam estimativas de preço alvo de analistas) estando, portanto, sujeitos a mudanças.