A IR Magazine, revista internacional dedicada ao universo das relações com investidores, publicou no final do ano passado um guia prático de como encontrar os melhores investidores, e a MZ, como parte de seu compromisso de sempre empoderar os profissionais de relações com investidores, destaca as principais informações desse guia, além de adicionar pontos que consideramos importantes.
Novos Investidores
Um dos grandes desafios do RI é atrair novos investidores e uma das estratégias é mapear investor targets, ou investidores-alvo, e assim construir uma base acionária robusta a depender dos objetivos da empresa. A identificação dos investor targets permite que as empresas atraiam investidores que sejam alinhados com os objetivos da empresa e conheçam o setor. Além disso, fazer esse direcionamento permite que a empresa construa uma base diversificada de investidores e estabeleça relacionamentos fortes que a beneficie a longo prazo.
O apoio consistente de investidores bem alinhados e a perspectiva a longo prazo podem reduzir a volatilidade associada às flutuações do mercado. Além disso, investidores bem direcionados apresentam uma maior disposição para aumentar suas posições, trazendo estabilidade para a empresa e seus acionistas, fomentando a confiança na própria empresa e uma percepção favorável do mercado.
Investidores-alvo em um cenário econômico forte
A importância de ter investor targets mesmo em um cenário de boas condições econômicas é multifacetada e crucial para o sucesso de uma empresa. Em primeiro lugar, o alinhamento estratégico é essencial: encontrar investidores que compartilhem sua visão de crescimento a longo prazo e compreendam seu modelo de negócios garante um relacionamento mutuamente benéfico. Além disso, buscar uma base diversificada de acionistas é fundamental para reduzir a dependência de qualquer grupo único e melhorar a reputação entre as instituições financeiras.
Ademais, o estabelecimento de relações efetivas com investidores-alvo é imprescindível. O engajamento proativo com esses investidores não apenas ajuda a comunicar a história da empresa de forma eficaz, mas também constrói relacionamentos sólidos, garantindo apoio a longo prazo e estabilidade mesmo durante as flutuações do mercado.
Além disso, há benefícios adicionais em se manter e identificar investidores-alvo: uma base de acionistas diversificada ajuda a proteger a empresa contra oscilações do mercado e ativismo corporativo. Investidores engajados são mais propensos a investir na empresa no futuro, garantindo acesso a capital. Por fim, o relacionamento com investidores pode levar a melhores práticas de governança corporativa, aumentando a confiança do mercado na empresa e promovendo sua credibilidade a longo prazo.
Investidores-alvo em um cenário econômico desafiador
Ter investidores-alvo em um mercado em que a economia não vai bem é ainda mais importante para a empresa, pois ajuda a acessar capital, reduzir volatilidade, controlar a narrativa e identificar oportunidades de crescimento, fortalecendo-a para superar as crises. A estratégia de manter investidores-alvo permite que a empresa se conecte de forma mais eficaz com aqueles mais propensos a investir em momentos de incerteza econômica, garantindo assim capital para operações e crescimento contínuo.
Além disso, investidores comprometidos tendem a permanecer leais mesmo em períodos de baixa, o que traz mais estabilidade à base acionária e contribui para a resiliência da empresa em face de desafios econômicos.
Em momentos de recessão, é fundamental que a empresa consiga comunicar de maneira clara e eficaz suas estratégias de adaptação e redução de custos aos investidores. Um relacionamento proativo e transparente com os investidores pode ajudar a garantir que eles entendam e apoiem essas novas diretrizes, o que fortalece a confiança no negócio e permite uma gestão menos conturbada de crises.
Além disso, downturns econômicos podem apresentar oportunidades únicas com valuations atrativos, e o mapeamento de investidores permite que a empresa identifique aqueles dispostos a aproveitar essas oportunidades de crescimento a longo prazo, posicionando-a de forma estratégica para o futuro.
Como fazer o mapeamento de investidores-alvo?
Mapear estes investidores envolve pesquisa, networking e comunicação eficaz para construir conexões valiosas com os investidores certos e é possível definir o perfil dos investidores baseados em critérios como tipo de organização, função, setor, localização geográfica, ativos sob gestão, estilo de investidor ou investidores que investem nos pares.
Algumas ações dos profissionais de RI se destacam para encontrar os investidores alvo:
- Pesquisa de Mercado: analisar as tendências do setor, dinâmicas do mercado e perfis de empresas similares podem dar insights sobre o cenário de investidores para cada empresa. Esse tipo de pesquisa ajuda a encontrar investidores que já atuam no setor e que investem nos pares.
- Networking: os profissionais de RI devem buscar ativamente oportunidades de networking em conferências, roadshows e eventos para investidores. Esses momentos são valiosos para conhecer potenciais investidores por meio de apresentações de conhecidos em comum.
- Comunicação com investidores: manter uma comunicação transparente, regular e proativa é um atrativo para os investidores e cria uma boa reputação para a empresa.
- Acesso corporativo: uma das funções do RI é garantir que os executivos da empresa conversem com as pessoas certas, e uma das formas de se garantir isso é ter um contato eficaz de analistas sell-side, para que ele possa apresentar os investidores certos. E temos um artigo próprio sobre Melhores Práticas de Engajamento de Analistas Sell-Side.
Tipos de investidores institucionais
Investidores institucionais são entidades que agregam grandes volumes de capital de diversas fontes para investir nos mercados financeiros, exercendo influência significativa. Diversos tipos incluem:
- Alternativo: um tipo de investimento não convencional normalmente mantido por investidores institucionais e/ou indivíduos de alto patrimônio líquido. Os investimentos alternativos geralmente incluem private equity, capital de risco, imóveis e commodities.
- Bancos: instituições financeiras autorizadas a receber depósitos, conceder empréstimos e oferecer uma variedade de serviços, como vendas, negociações e consultoria em fusões e aquisições.
- Family Office: gestão de patrimônio de famílias, que desempenham um papel fundamental na administração e preservação do patrimônio de famílias de alto patrimônio líquido.
- Fundações: entidade sem fins lucrativos financiadas por doações e ativos de investimento de uma pessoa física ou jurídica, geralmente com objetivos filantrópicos.
- Hedge Funds: usam estratégias que podem incluir o uso de derivativos financeiros, alavancagem, posições de longo e curto prazo, arbitragem, investimentos em mercados globais, entre outras. O objetivo principal dos Hedge Funds é gerar retornos absolutos, independentemente das condições do mercado, protegendo-se contra riscos específicos e buscando oportunidades de lucro em cenários variados. Ao contrário dos fundos tradicionais, os Hedge Funds têm maior flexibilidade em suas abordagens de investimento, podendo adotar estratégias mais complexas e arriscadas. – Seguros: são investidores institucionais que se concentram na combinação de ativos e passivos de longo prazo. A abordagem de investimento de uma seguradora varia de acordo com a linha de negócios específica.
- Investment manager: são instituições que tomam decisões de investimento em nome dos clientes. Em geral, eles levam em conta os objetivos e parâmetros de risco dos clientes. Para isso, conduzem análises detalhadas do mercado, avaliam oportunidades de investimento, realizam pesquisas em diversos setores e classes de ativos, e implementam estratégias de alocação de ativos com o objetivo de maximizar os retornos e minimizar os riscos.
- Fundos de pensão: os fundos de pensão são entidades vitais que administram recursos para fornecer benefícios de aposentadoria aos funcionários de uma organização. Investem em uma variedade de ativos financeiros visando retornos consistentes a longo prazo. Além de garantir a segurança financeira dos trabalhadores, influenciam significativamente os mercados financeiros.
- Private Banking: entidades que prestam consultoria financeira aos clientes que possuem alto patrimônio líquido. Normalmente são incluídas várias atividades de gestão de patrimônio, como gestão de portfólio, planejamento patrimonial e serviços fiscais.
- Sovereign: é um tipo de investidor institucional que representa um governo ou uma entidade governamental, como um fundo soberano. Esses investidores podem alocar grandes somas de capital em uma variedade de ativos, incluindo ações, títulos, imóveis e outros instrumentos financeiros, com o objetivo de gerar retornos para o benefício econômico do país ou região que representam. Os fundos soberanos são geralmente estabelecidos por governos para gerenciar as reservas financeiras do país e diversificar seus investimentos internacionalmente.
Cada tipo de investidor institucional tem objetivos de investimento, perfis de risco e estruturas regulatórias exclusivos que orientam suas estratégias de investimento e processos de tomada de decisão.
Essas são algumas das dicas disponibilizadas pela IR Magazine e com a qual a MZ concorda e recomenda a seus clientes. Para efetivamente mapear investidores-alvo, a MZ ainda pode ajudar através de Estudos de Targeting, no qual, a MZ oferece uma análise do mercado, identificando potenciais investidores que estejam alinhados com os objetivos e visão de crescimento da empresa. Além disso, o recurso Intelligence do MZiQ proporciona insights valiosos e dados estratégicos, permitindo que as empresas tomem decisões mais direcionadas. Com a ajuda da MZ, as empresas podem maximizar suas chances de sucesso ao identificar e atrair os investidores certos para impulsionar seu crescimento e alcançar seus objetivos.
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