São Paulo, 14 de junho de 2023 – Continuando sobre o tema, inicialmente abordado no último artigo aqui do Portal, hoje iremos falar sobre quem investe e quem presta serviço para Fundos de Investimento. Os fundos de investimento possuem diferentes tipos de investidores, que são diferenciados principalmente pelo seu montante investido, onde temos:
Investidores de varejo
São os investidores considerados comuns, aqueles que possuem qualquer valor investido. Basicamente, é o investidor que negocia ativos, mas que não possui um grande patrimônio.
Investidores qualificados
São aqueles que possuem um patrimônio investido superior a R$1 milhão e que devem ter essa condição comprovada por certificação aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além disso, esses investidores também costumam ser pessoas aprovadas em exames de qualificação técnica ou que participem de clubes de investimento.
Investidores profissionais
São aqueles que possuem mais de R$10 milhões investidos e que tem essa condição comprovada por escrito. Costumam ser instituições financeiras, fundos de investimento, investidores não-residentes, companhias seguradoras e sociedades de capitalização.
Devido aos diferentes perfis de investidores existentes, tendo em vista a proteção dos mesmos, os fundos de investimento devem seguir a regulamentação da Resolução CVM 30 que estabelece as normas de suitability. Consiste na identificação do perfil do cliente, adequação dos produtos e serviços a esse perfil, a atualização das informações dos investidores e a identificação de possíveis divergências entre o perfil identificado e os produtos e serviços contratados.
Principais prestadores de serviços para os Fundos de Investimento
Os principais prestadores de serviços dos fundos são (lembrando que todos devem ser credenciados pela CVM):
- o administrador;
- o gestor;
- o custodiante;
- o auditor.
O administrador é uma instituição financeira ou pessoa jurídica responsável por realizar as atividades de administração e gestão do fundo. Sua função é assegurar o cumprimento das regras e regulamentações estabelecidas – sendo uma das funções o registro do fundo na CVM –, bem como zelar pelos interesses dos cotistas do fundo.
Já o gestor é a pessoa física ou jurídica responsável por tomar as decisões de investimento em nome do fundo. Ele é o responsável pela análise de mercado, seleção de ativos, alocação de recursos e execução das estratégias de investimento definidas para o fundo de acordo com o perfil dos investidores.
O custodiante é a instituição financeira responsável pela guarda e custódia dos ativos financeiros pertencentes ao fundo.
O auditor, por sua vez, é uma empresa de auditoria independente contratada para realizar uma avaliação das demonstrações financeiras do fundo, verificando se as informações são confiáveis e transparentes.
Fundos de Investimento abertos ou fechados
Os fundos podem ser classificados também como abertos e fechados. Os fundos considerados abertos são aqueles em que os investidores podem comprar e resgatar cotas a qualquer momento. Na prática, é permitida a entrada de novos cotistas ou o aumento de cotas por meio de novos investimentos, assim como a saída de cotistas, por meio do resgate de cotas. Entretanto, o administrador pode suspender, a qualquer momento, a entrada de novos cotistas ou o aumento de aplicações, desde que se aplique a todos os cotistas. Por permitirem o resgate de cotas a qualquer momento, os fundos abertos oferecem alta liquidez aos investidores.
Já os fundos fechados são aqueles em que o número de cotas é limitado e fixo. Isso significa que, uma vez que o fundo é lançado e as cotas são emitidas, essas só podem ser resgatadas ao término do prazo determinado e a entrada e saída de cotistas não é permitida. As cotas dos fundos fechados são determinadas desde o seu lançamento pelo seu gestor. Além disso, as cotas de um fundo fechado só podem ser negociadas no mercado secundário, ou seja, por meio de uma bolsa de valores, balcão ou transferência privada. Os investidores podem comprar e vender cotas entre si, o que proporciona liquidez aos investidores que desejam sair do fundo antes do seu término.
A MZ está sempre à disposição de seus clientes com o intuito de ajudar no que for preciso para melhorar continuamente a boa comunicação entre a Companhia, seus investidores e stakeholders, sejam companhias de capital aberto, capital fechado, fundos de investimentos e demais players de mercado.
Qualquer dúvida, nos avisem, estamos sempre à disposição! ☺
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Erica Camanducci
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.