São Paulo, 04 de julho de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Ofertas Subsequentes de Ações (Follow-Ons) que ocorreram na B3 no 1S24.
Follow-ons são operações subsequentes de captação de recursos realizadas por empresas que já têm ações listadas em bolsa. Essas operações permitem que a empresa levante capital adicional, seja para expandir suas operações, reduzir dívidas, ou financiar novos projetos. Diferente de uma oferta pública inicial (IPO), onde as ações são vendidas ao público pela primeira vez, um follow-on envolve a emissão de novas ações ou a venda de ações adicionais por acionistas existentes. Esse processo pode diluir a participação dos acionistas atuais, mas oferece uma maneira eficiente para a empresa captar fundos sem precisar recorrer a empréstimos. Essas operações são importantes para empresas que buscam levantar capital adicional após sua oferta pública inicial.
Existem dois tipos principais de ofertas: ofertas primárias e secundárias. Na oferta primária, a empresa emite novas ações, aumentando seu capital social, mas diluindo a participação dos acionistas existentes; na oferta secundária, acionistas atuais vendem suas ações ao público, sem diluição, e o dinheiro vai para os vendedores. Essas operações são uma maneira eficiente para empresas obterem fundos para expansão ou outros fins, mas investidores devem considerar o impacto potencial sobre o valor das ações.
Sobre o Estudo:
- No 1S24, 6 companhias realizaram Follow-Ons na B3;
- Houve uma redução de 33% de empresas realizando essa operação em comparação com o 1S23;
- As empresas dos setores Energia Elétrica e Varejo foram as que mais realizaram Follow-Ons no período;
- Itaú BBA e BTG Pactual foram as coordenadoras líderes dos processos de Follow-On, cada uma representando 50% das operações;
- 83,3% das ofertas foram primárias;
- Foram movimentados R$4,9 bilhões em volume financeiro com esses processos no 1S24:
O Estudo apresenta, ainda, informações das empresas que fizeram Follow-On, seus valores de mercado, o valor fixado contra o valor de fechamento do dia, a porcentagem de aumento de ações após os Follow-Nos, o desempenho das ações e volume negociado no período e a destinação dos recursos. Além disso, apresentamos um panorama da quantidade de processos realizados, historicamente, desde 2004, além do volume negociado.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
A MZ realiza um Monitoramento de Mercado com as empresas que realizaram Ofertas Subsequentes de Ações na B3 trimestralmente, sendo o último Estudo anterior ao de hoje aquele que contemplava o período do 1T24, podendo ser acessado aqui.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe Comunicação Externa & Pesquisa MZ
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.