São Paulo, 17 de outubro de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Oferta Subsequente de Ações (Follow-Ons) que ocorreram na B3 nos 9M24.
Follow-Ons são ofertas adicionais de ações feitas por empresas já listadas na bolsa. Ao contrário do IPO, que é a primeira vez que uma empresa oferece suas ações, o follow-on acontece depois que a empresa já está negociando na bolsa. Nessa oferta, a empresa pode emitir novas ações para captar recursos e financiar novos projetos ou expansões, ou ainda, permitir que acionistas existentes vendam suas ações. Além disso, os follow-ons podem ter como objetivo o aumento da liquidez das ações e fortalecimento da imagem da empresa no mercado.
Essas operações são regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que estabelece as regras e procedimentos para essas ofertas. Devido a isso, as companhias que pretendem realizar oferta subsequente de ações devem seguir esses procedimentos e realizar a comunicação formal adequada para o mercado. Segundo a Resolução CVM 160, a empresa emissora é obrigada a elaborar um prospecto que contenha informações detalhadas sobre a companhia, a oferta e os riscos envolvidos. O prospecto deve ser divulgado ao público antes da oferta, permitindo que os investidores tomem decisões mais informadas. Além disso, outros documentos devem ser divulgados ao mercado ao longo do processo, como a lâmina de oferta e o aviso de encerramento e resultado da oferta.
E o que é possível ver no Estudo?
- Nos primeiros nove meses de 2024, foram realizados 8 processos de Follow-Ons, sendo 62,5% ofertas primárias;
- Foram movimentados R$21,8 bilhões nos processos realizados nos 9M24, sendo a Sabesp a empresa com o maior volume financeiro movimentado;
- Empresas dos setores Energia Elétrica e Varejo foram as que mais realizaram processos de Follow-On e, juntas, somam 63% do total;
- BTG Pactual foi a instituição coordenadora líder dos Follow-Ons nos 9M24 em 50% das operações no ano.
O estudo ainda traz informações sobre o valor de mercado e segmento B3 das empresas, os meses em que foram realizados os processos de follow-on, a instrução CVM seguida pelos processos, a porcentagem de aumento das ações após o follow-on, o desempenho das ações e volume diário negociado das empresas no período, entre outras informações relevantes.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
A MZ realiza um Monitoramento de Mercado com as empresas que realizaram Ofertas Subsequentes de Ações na B3 trimestralmente, sendo o último Estudo anterior ao de hoje aquele que contemplava o período do 1S24, podendo ser acessado aqui.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe Comunicação Externa & Pesquisa
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.