São Paulo, 18 de janeiro de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Ofertas Subsequentes de Ações (Follow-Ons) que ocorreram na B3 em 2023
O Follow-On, ou oferta subsequente de ações, é um processo utilizado por empresas já listadas na Bolsa de Valores para captar recursos adicionais. Regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), essas operações podem ser realizadas de forma primária ou secundária. Na oferta primária, a empresa emite novas ações e os recursos captados são direcionados para financiar projetos de expansão, reduzir dívidas ou investir em outros fins corporativos. Já na oferta secundária, acionistas existentes vendem suas ações no mercado, proporcionando liquidez para os investidores.
As ofertas subsequentes de ações permitem que as empresas aproveitem o interesse do mercado e obtenham recursos adicionais para impulsionar seu crescimento e fortalecimento. Ao realizar um Follow-On, as empresas podem acessar uma fonte de financiamento alternativa, evitando a necessidade de empréstimos bancários ou outras formas de captação de recurso. Além disso, a realização de um Follow-On pode aumentar a visibilidade da empresa no mercado, atraindo novos investidores e fortalecendo a confiança dos acionistas existentes, um dos principais objetivos do RI. Essa operação é intermediada por instituições financeiras, como por exemplo bancos de investimento.
Algumas empresa que realizaram o process de Follow-On em 2023 são; Assaí (B3:ASAI3), SmartFit (B3:SMT3), Localiza (B3:RENT3) dentre outras.
E o que o Estudo apresenta?
O Estudo traz informações sobre as empresas que realizaram processos de Follow-On durante o ano de 2023, de acordo com os dados fornecidos pela da B3 e a apresentou o seguinte:
E o que é possível ver no Estudo?
- 22 companhias realizaram Follow-Ons em 2023, movimentando R$31,6 bilhões no total.
- Quando se compara o valor de fechamento do dia da ação contra o valor fixado no processo, 81,9% saíram a um valor abaixo do fechamento do dia.
- Em 2023, empresas do setor Saúde e Varejo foram as que mais realizaram processos de Follow-On, e juntas correspondem a 36,4% do total.
- Todas as operações em 2023 seguiram o Rito Automático da Resolução CVM 160 como base para a distribuição.
- Quanto ao Segmento B3, 90,9%das empresas pertencem ao Novo Mercado.
O Estudo ainda apresenta dados sobre área de cliente, informações históricas, desempenho das ações nos períodos analisados, porcentagem de ações emitidas sobre o total final, ofertas primárias e secundárias, volume financeiro movimentado nas operações, valor fixado contra o valor de fechamento do dia e segmento B3 e setor.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.