São Paulo, 20 de junho de 2023 – A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou a seus clientes o Estudo Análise das Conferências de Resultados 1T23 do Setor Varejo.
O setor Varejo é diretamente atrelado ao consumo, sendo um dos primeiros a responder às oscilações econômicas. Ou seja, quando o poder de compra do consumidor é afetado de alguma maneira, o setor Varejo é um dos primeiros a sentir esse impacto, desta forma, sendo um “termômetro” da economia do país.
Recentemente, uma das gigantes do setor, as Americanas (B3:AMER3), passou por problemas de fraude fiscal que foram expostas e levaram a entrar com um pedido de Recuperação Judicial, porém o caso acabou afetando também as demais das empresas do setor, como Via (B3:VIIA3) e Magazine Luiza (B3:MGLU3).
O que é possível ver no Estudo?
A MZ analisou as conferências de resultados do 1T23 das 34 empresas que compõem o setor e são negociadas na B3; dessas, 100% são Categoria A da CVM. Em relação ao segmento na Bolsa Brasileira, 94% das companhias pertencem ao segmento Novo Mercado, segmento que exige as melhores práticas de governança corporativa e dentre elas a interação com o mercado através de reunião pública, que pode ser uma teleconferência ou videoconferência.
Após realizar a análise dos dados fornecidos pelos sites de Relações com Investidores das empresas do Setor de Varejo, foi possível constatar que:
- 100% das companhias estudadas registraram receita líquida positiva no primeiro trimestre de 2023;
- Em comparação com o mesmo período do ano anterior, 79% das companhias reportaram aumento da receita;
- A companhia que mais dedicou tempo proporcionalmente da conferência para a sessão de perguntas e respostas foi Grupo GPS (B3:GGPS3), reservando 72% do tempo para tirar dúvidas de analistas e investidores;
- 79% dos eventos foram feitos através de videoconferência;
- Em relação à forma de realização das conferências, 48% das companhias realizaram videoconferência. Já o idioma mais recorrente das conferências foi em português, com tradução simultânea para o inglês, representando 85% delas.
O Estudo também apresenta informações sobre a duração, quantidade de perguntas feitas e os principais assuntos das conferências, as instituições que mais participaram delas, a concentração de conferências por dia e o formato de realização, além do desempenho das ações e volume médio diário negociado no 1T23, durante o ano de 2023 e após a conferência de resultados.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição! ☺
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.