Estratégias de comunicação das companhias com pessoas físicas e investidores
O número de investidores Pessoa Física aumentou significativamente nos últimos cinco anos. Esse número passou de 814 mil¹ em 2018 para 3,2 milhões¹ no final de 2020. Já nos últimos 12 meses, foi registrado um aumento de 1,5 milhão² de investidores no mercado de capitais, crescimento de 56% na comparação com dezembro de 2020.
Chegamos a incrível marca de 5 milhões² de CPFs nas bases acionárias das empresas e, indiscutivelmente, esse é um forte indicador de que uma comunicação fácil, clara e objetiva se tornou prioridade para as companhias.
Mais do que isso, cada empresa deve evidenciar qual o seu diferencial frente aos seus pares e ao mercado de forma geral, respondendo uma simples pergunta: por que você deve investir em mim?
Os RIs estavam acostumados a falar de forma “difícil”, mas precisaram ter um novo olhar e se reinventar para atingir esse novo público, pouco experiente no mercado de ações. Apresentamos abaixo as principais tendências e estratégias de comunicação do setor de relações com investidores para 2022:
Glossário ou dicionário de finanças
Uma das dificuldades para quem começa a investir é entender todos os termos do mercado financeiro. Devido à variedade de investimentos disponíveis e regras aplicáveis, muitas vezes surgem dúvidas e confusões ao interpretar as informações.
Para quem não trabalha neste mercado ou não está inserido nesse segmento, muitos termos podem ser questionados devido à falta de compreensão do seu significado. Esse é o primeiro motivo para conhecer a terminologia do mercado financeiro: ser capaz de entender e interpretar informações é fundamental para a sua jornada. O Glossário do Investidor é uma ótima ferramenta para iniciar essa jornada de aprendizado. Com ele, pode-se acessar os principais termos e seus significados, facilitando o entendimento das informações de mercado.
Websites de RI completos e objetivos
O principal intuito de uma companhia é estreitar o acesso às suas informações chaves junto aos seus usuários. O website de RI permite estabelecer uma comunicação imediata, clara e objetiva com o mercado.
Criar uma solução de comunicação que resolva as principais dúvidas de seus investidores em menos de 2 minutos através de uma interface intuitiva e convidativa para ajudar nas dificuldades do seu público pode ser um diferencial. Clientes, por definição, têm dúvidas e exigem suporte, mas a maior parte delas pode ser resolvida através de uma busca rápida ou com seções bem organizadas no website, tornando uma ferramenta poderosa para a companhia frente aos seus peers.
Planilhas Interativas
Já imaginou ter um histórico de dados exibidos sobre os resultados atingidos pela companhia onde seja possível visualizar os principais indicadores financeiros e operacionais e realizar diversos comparativos e estudos a partir dessas informações de forma rápida, didática e visual?
Uma das principais tendências para 2022 são as Planilhas Interativas, que possibilitam uma conexão simples com todos os aspectos dos seus resultados e indicadores, permitindo que o usuário decida realizar um crossover mais simples ou criar cenários mais elaborados e variados.
Com isso, e se ancorando em um ambiente dinâmico, visual e disruptivo, nunca foi tão descomplicado analisar dados financeiros com apenas alguns cliques.
Reels (Vídeos Curtos)
Vídeos curtos que mostram os destaques dos resultados de forma rápida, objetiva e que prometem ser uma via dinâmica aos resultados da companhia.
É uma ótima ferramenta de comunicação que, com o passar dos trimestres, vem se tornando um facilitador das relações com jornalistas, analistas e CPFs nas bases acionárias das empresas.
Do mesmo modo, a capacidade de conexão sincera com o público é um dos motivos pelos quais as companhias devem apostar cada vez mais neste modelo de comunicação. Isso porque a linguagem dos Reels é leve e “guiada” pelas tendências, aproximando a marca de sua persona e humanizando a empresa de modo geral.
Mídias digitais
As redes sociais estão cada vez mais ativas em nossas vidas e em todas as faixas etárias e públicos. No segmento dos negócios e, consequentemente, no cenário das relações com investidores, isso não poderia ser diferente. Com o foco na informação, as empresas buscam informar analistas de mercado e o público em geral por meio dos canais digitais, permitindo que até mesmo os influenciadores utilizem os dados disponibilizados. Com isso, ocorre um alcance orgânico direcionado a educar pessoas comuns sobre o mercado financeiro.
Outro ponto positivo para a comunicação em canais digitais é que, por conter conteúdo curto e/ou criativo, ela gera mais engajamento ao inspirar pessoas a curtirem, compartilharem, comentarem e até salvarem a publicação, facilitando, ainda, a migração para redes sociais vizinhas.
Videoconferência
As reuniões públicas através de videoconferência vêm aumento a cada trimestre. De acordo com o último estudo realizado pela MZ , mais de 43% das calls realizadas no terceiro trimestre de 2021 foi nesse formato.
E quais são as vantagens de realizar uma reunião por meio de vídeo?
O formato de comunicação em vídeo ajuda a criar uma conexão direta entre empresas e investidores. Esse nível de interação potencializa o relacionamento, proporcionando os seguintes benefícios:
- Maior credibilidade
- Maior transparência
- Alinhamento de metas junto ao mercado
- Humaniza sua comunicação
- Estreita laços e reforça a imagem positiva da empresa
Vídeo institucional
Essa tendência vem ganhando cada vez mais força no mercado devido ao seu visual didático e cativante que transmite o DNA da companhia. É uma ótima solução para explicar quem é empresa e quais os seus valores para seu público-alvo e possíveis investidores.
O vídeo institucional, geralmente exibido em modo loop na página inicial, é uma forte ferramenta para mostrar de forma atrativa e direta um produto, serviço, conceito ou ideia. Uma fórmula bastante utilizada nesse sentido é o storytelling. Ou seja, as pessoas tendem a ficar mais presas a algo quando se trata de uma história que não utiliza termos técnicos que tornam a narrativa travada. Além disso, evite clichês e frases vazias. De forma objetiva, procure um conteúdo que terá boa resposta e que, em poucos segundos, consiga tanto engajar quanto transmitir seu recado ao seu público.
Conclusão
De modo geral, o grande desafio para os RIs das companhias é proporcionar uma democratização da informação para o mercado, tanto para investidores mais consolidados quanto para novos CPFs ou futuros acionistas/cotistas. A jornada do investidor nunca foi tão forte e tão necessária no caráter informativo e educativo sobre as informações que chegam a ele.
A responsabilidade das empresas é produzir formas distintas para os mais diversos canais de comunicação, adequando sua linguagem ao público que a consumirá, ou seja, a linguagem utilizada em um e-mail alerta deve ser diferente daquela usada em um reels, por exemplo. Os públicos que consomem essas informações podem ser diferentes e a forma que a sua empresa se comunica com eles também precisa ser.
Conte com o time da MZ para avançar cada vez mais em estudos aprofundados sobre o seu mercado, público e objetivos através de Estratégias de Comunicação das Companhias com Pessoas Físicas e Investidores.
Adriano Ramos
Coordenador de Relações com Investidores na MZ
Sobre a MZ
A MZ é líder global em soluções de relações com investidores. A Companhia conta com tecnologia inovadora e atendimento ao cliente excepcional para empoderar a estratégia de relações com investidores. Nosso conjunto completo de soluções de comunicação e inteligência mantêm os profissionais de RI à frente do mercado ao fornecer todas as ferramentas e percepções de que precisam para tomar decisões eficazes e interagir melhor com o mercado