São Paulo, 16 de março de 2023 – A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, disponibilizou no dia de hoje o Estudo Editais de Oferta Pública de Aquisição de Ações Arquivados entre 2019 e 2022
O Edital de Oferta Pública de Aquisição de Ações é o documento arquivado que contém as informações relevantes acerca da OPA, como a instituição participante, o total de ações, a validade da oferta, o preço, a porcentagem do capital social, se teve cancelamento de registro, entre outras informações interessantes aos investidores.
Segundo orientações da Resolução 85, as Ofertas Públicas de Aquisição de Ações devem ser previamente registradas na CVM, levando em consideração a modalidade adequada.
A Oferta Pública de Aquisição de Ações
De acordo com definição da B3, a Oferta Pública de Aquisição de Ações (“OPA”) é um procedimento que visa conferir a todos os acionistas de determinada companhia aberta a possibilidade de alienar as ações de sua propriedade, em igualdade de condições, em situações que envolvam alterações significativas na composição acionária da companhia.
Através da OPA, o Ofertante manifesta o seu compromisso de adquirir uma quantidade específica de ações ou até mesmo a sua totalidade, mediante condições, preço e prazo determinados, veiculados no Edital da OPA. É possível analisar o status das OPAs e consultar seus editais no site da B3.
Uma OPA anunciada recentemente e que está em análise no site da B3 é da EDP (B3: ENBR3), empresa subsidiária do Grupo Português Energias de Portugal, e que é listada na bolsa brasileira há quase duas décadas.
Sobre o Estudo:
A MZ analisou todos os Editais de OPA enviados à CVM entre os anos de 2019 e 2022 e constatou que:
- Foram arquivados 30 editais de Oferta Pública de Aquisição de Ações nos últimos 4 anos, e 2019 foi o ano com mais arquivamentos, 11 no total;
- Os documentos foram arquivados por 10 setores diferentes, sendo Energia Elétrica aquele com mais arquivamentos, 8 no total;
- Entre os 4 anos analisados, o mês de abril foi o que teve mais Editais de OPA enviados à CVM;
- A instituição financeira intermediadora mais recorrente nos Editais de Oferta Pública de Aquisição de Ações arquivados na CVM entre 2019 e 2022, aparecendo em 27% dos documentos, foi BTG Pactual.
O Estudo ainda traz informações sobre cancelamento de registro nos Editais de Oferta Pública de Aquisição de Ações, média de ações pretendidas pelas OPAs, porcentagem do capital social pretendido pelas ofertas, vigência das ofertas e o segmento da B3 das empresas que arquivaram Editais de OPA entre os anos de 2019 a 2022.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
www.mzgroup.com
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.