São Paulo, 21 de novembro de 2023 –A famosa Divulgação de Resultados é quando as empresas listadas em bolsas de valores, como a B3 no Brasil, compartilham seu desempenho financeiro com os investidores e o público em geral. É uma oportunidade para fornecer informações claras e precisas sobre a empresa, suas atividades, estratégias de negócios e, é claro, seus números.
Requisitos Regulatórios: ITRs e DFPs
Para cumprir com as demandas regulatórias, as empresas registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devem apresentar o Formulário de Informações Trimestrais, mais conhecido como ITR, e as Demonstrações Financeiras Padronizadas, as chamadas DFPs, nos resultados do ano, dentro de prazos específicos, junto com as demonstrações financeiras.
Por exemplo, o ITR deve ser entregue até 45 dias após o fim de cada trimestre e a DFP dentro de três meses após o fim do ano fiscal da companhia. Logo, se o ano fiscal da companhia termina no dia 31 de dezembro, temos final de março a data limite para a entrega dos resultados do ano, e os dias 15 de maio, 14 de agosto e 14 de novembro para a entrega dos ITRs.
Release de Resultados:
Além disso, temos o “Release de Resultados”, peça fundamental na comunicação com o mercado financeiro. Embora não seja obrigatório para todas as empresas, ele fornece contexto e insights adicionais sobre os resultados da empresa.
O release é o primeiro material acessado pelo mercado quando os resultados são divulgados, e abrange tópicos como desempenho operacional e financeiro, participação no mercado e indicadores-chave de desempenho.
Conferências de Resultados:
Em teoria, apenas as empresas no Novo Mercado da B3 têm a obrigação de realizar conferências de resultados todo o trimestre para explicar seus números e interagir com o mercado, mas essa prática é tão disseminada e importante que a grande maioria das empresas o fazem mesmo sem a obrigação, pois as conferências de resultados, que podem ser teleconferências ou videoconferências, permitem que a alta administração responda a perguntas dos participantes e ofereça contexto sobre os resultados.
Temos visto uma migração do formato teleconferência para o modelo de videoconferência, que permite uma maior interação e personifica a companhia, dando um rosto para a administração, o que é muito bem-vindo para o mercado..
Idioma dos Documentos:
Investidores estrangeiros desempenham um papel significativo no mercado brasileiro, portanto traduzir documentos de divulgação para o inglês não apenas facilita a compreensão, mas também aumenta a transparência e a comunicação da companhia e é fundamental para que todos os investidores consigam analisar melhor e entender a companhia.
Disponibilização dos Documentos:
As empresas são obrigadas a manterem seus documentos em um site dedicado aos investidores e ele precisa estar atualizado com todos os documentos simultaneamente com a CVM, além de serem seguros e apresentarem URLs amigáveis para melhorar a experiência do usuário.
Marketing Digital:
Com o avanço da tecnologia, as redes sociais estão se tornando um canal vital para empresas se conectarem com clientes, comunidade e também com seus investidores, ou seja, com todos os seus stakeholders. A presença nas redes sociais não apenas amplia a disseminação das informações, mas também constrói relacionamentos sólidos com os diversos públicos da companhia.
Papel da MZ:
Dentro desse contexto, a MZ desempenha um papel crucial para seus clientes, oferecendo suporte desde o preenchimento de dados, elaboração do release, tradução de documentos até a realização de conferências de resultados, desenvolvimento de sites integrados com a CVM e estratégias de marketing digital.
Em resumo, a divulgação de resultados financeiros é um processo complexo e vital que envolve além de conformidade regulatória, uma comunicação eficaz e transparente, onde o profissional de RI é super demandado e a MZ, com seu foco em empoderar cada vez mais esse profissional, está lá para ajudar da melhor maneira possível.
A MZ tem o compromisso de tornar esse universo dinâmico, fascinante e essencial no cenário empresarial brasileiro mais acessível e compreensível a todos. Temos como meta o empoderamento do profissional de RI, ajudando cada vez mais e melhor a melhor comunicação corporativa entre a companhia e todos os seus stakeholders!
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.