São Paulo, 05 de novembro de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Compliance e Boas Práticas em Websites de Relações com Investidores.
Os websites de Relações com Investidores (RI) são uma das principais ferramentas de comunicação entre empresas e seus investidores, oferecendo um espaço dedicado para fornecer informações financeiras e estratégicas. Esses portais são essenciais para assegurar que investidores, analistas e outros stakeholders tenham acesso a dados precisos e atualizados sobre o desempenho da empresa, suas políticas e seus compromissos estratégicos. Além disso, os websites de RI contribuem para a construção de uma imagem de transparência e confiabilidade, essenciais para a atração e retenção de investidores.
Compliance é o conjunto de práticas adotadas para assegurar que a empresa opere em conformidade com todas as leis, normas e regulamentações pertinentes. No contexto corporativo, compliance envolve não apenas o cumprimento das obrigações legais, mas também a adesão a normas éticas e políticas internas que promovam integridade e responsabilidade. Um bom programa de compliance ajuda a mitigar riscos de reputação, evita penalidades financeiras e protege os interesses da empresa e dos seus stakeholders.
Para os websites de RI, compliance é um componente essencial que garante que as informações publicadas estejam em conformidade com normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Securities and Exchange Commission (SEC) e de outras entidades reguladoras. Esses websites devem cumprir requisitos de transparência, apresentando dados financeiros, governança corporativa e comunicações de forma acessível e regular. Compliance em RI também envolve assegurar que as informações estejam claras e precisas, além de proteger a privacidade dos investidores e manter medidas de segurança cibernética, para evitar vazamentos de dados sensíveis e riscos à integridade da informação.
Procurando disseminar informações sobre como otimizar os websites de RI, a MZ elaborou um estudo com algumas informações sobre compliance aplicadas nos websites de relações com investidores de 289 empresas brasileiras de capital aberto, listadas na B3 e que foram participantes da premiação de comunicação financeira FINCON 2024.
E o que é possível ver no Estudo?
- Observou-se que 94,5% das empresas analisadas disponibilizam documentos de assembleia ou reuniões em seus sites de RI, e 12 setores tem 100% das suas empresas disponibilizando;
- O setor Seguros é aquele com a maior quantidade de empresas disponibilizando a ferramenta de Canal de Denúncias em seus websites de RI, com 66,7%;
- Os setores Papel & Celulose e Seguros são aqueles com a maior quantidade de empresas disponibilizando Comunicados à Imprensa e/ou Notícias, ambos com 66,7%;
- Observou-se que 21,5% das empresas analisadas disponibilizam acessibilidade em libras em seus sites de RI:
O Estudo apresenta, ainda, informações identificadas nos 289 websites de RI sobre documentos de assembleias e reuniões, estatuto social, políticas, aumento e diminuição de fonte, opção de contraste, responsividade e muito mais.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe Comunicação Externa & Pesquisa MZ
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.