Com a modernidade atual e alcance das redes sociais, diversos coaches tentam nos vender ideias sobre como devemos agir para gerir pessoas da melhor forma, como nos comportar para atrairmos atenção de forma positiva no mundo corporativo e como nos tornarmos fonte de inspiração para outras pessoas. Mas será que realmente existe uma fórmula mágica que nos faça virar ótimos gestores e executivos se seguirmos fielmente a receita?
O que podemos afirmar sem sombra de dúvidas é que existem muitas variáveis que são importantes para se reinventar no mundo corporativo, mas talvez o principal deles seja o poder de criar novos hábitos, e a humildade e força de vontade para se livrar de hábitos que nos prejudicam. Quando substituímos um hábito ruim por um bom, pode levar um tempo para percebermos a sutil diferença em nossa vida, principalmente se for um hábito pequeno. Isso porque é preciso ter constância neste novo hábito para que o tempo faça surtir os efeitos desta mudança.
Se trocarmos o hábito de um café da manhã regado a gordura e açúcares pelo hábito de uma corrida matinal acompanhado de um café da manhã balanceado, não veremos resultados em poucos dias, mas tendo constância, em algumas semanas iremos perder peso, melhorar condicionamento físico e reduzir riscos de possíveis doenças. O mais interessante é que podemos aplicar esse conceito no mundo corporativo, substituindo hábitos ruins ou improdutivos por hábitos que te auxiliem a ser mais produtivo, disciplinado, focado e analítico.
Antes de tentarmos mudar ou criar um hábito grande, o ideal é iniciar com um passo menor, com micro hábitos. Desta forma será mais fácil incorporar esse novo hábito, e uma vez que perceber a mudança significativa que pode ter na sua vida, usar o mesmo conceito para hábitos maiores.
No livro “O poder do hábito”, escrito por Charles Duhigg, o autor explica que precisamos de apenas 27 dias seguidos focados em um novo hábito para que ele seja incorporado ao nosso dia a dia, deixe de ser um sacrifício e comece a fazer parte de nossa rotina. Ou seja, com um pouco de disciplina conseguimos incluir praticamente qualquer hábito em nossas vidas.
Uma das ideias centrais do livro é o conceito do “loop do hábito”, que consiste em um ciclo de gatilho, rotina e recompensa. Duhigg explica como identificar e modificar os gatilhos e as recompensas podem levar à mudança de hábitos de maneira eficaz. Além disso, o autor nos mostra como hábitos individuais podem se espalhar e influenciar a cultura de grupos maiores, como a empresa na qual trabalhamos, por exemplo.
Se levarmos em consideração todos os grupos a quais pertencemos, vemos que podemos impactar muitas pessoas positiva ou negativamente. O local onde trabalhamos, a faculdade em que estudamos, familiares e amigos são impactados por nós diariamente e organicamente mesmo que essa não seja a nossa intenção. Isso se potencializa ainda mais quando exercemos um cargo de liderança dentro de uma organização, pois outros colaboradores mais novos certamente estarão observando a forma que você se porta, suas atitudes, suas falas e se espelhando em você.
A forma como lidamos com as adversidades quando estamos em situações desconfortáveis, é com certeza o mais observado pelas pessoas que estão ao nosso redor, e pequenos hábitos podem ser essenciais para nos destacarmos positivamente em meio ao caos. Utilizar gatilhos mentais em momentos adversos, pode abrir seus olhos para encontrar soluções rápidas e eficazes enquanto a maioria das pessoas tendem a gastar tempo se desesperando.
Grandes líderes e executivos são moldados através de pequenos hábitos diários que fazem com que eles acordem mais cedo, pratiquem exercícios, se alimentem bem, e por fim, performem melhor em suas funções com mais disposição e resiliência.
Equipe White
Rodrigo Lima
–
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com.br) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI).
A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores.
Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.