São Paulo, 14 de dezembro de 2023 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Estudo Comunicados Sobre Comitês de Auditoria Estatutários 9M22 x 9M23.
Os Comitês de Auditoria Estatutários, segundo o Código Brasileiro de Governança Corporativa, quando instalado, deve assessorar o Conselho de Administração para auxiliar no monitoramento das demonstrações financeiras, controles internos, gerenciamento de riscos e compliance, com o objetivo de garantir a confiabilidade e integridade das informações.
Também é recomendado pelo Código que o Comitê seja formado em sua maioria por membros independentes e coordenado por um conselheiro independente. Além disso, que tenha um de seus membros independentes com experiência comprovada na área contábil-societária, e possuir orçamento próprio para a contratação de consultores para assuntos contábeis, jurídicos ou outros temas, caso necessário.
De acordo com a Resolução 80 da CVM, as Companhias registradas na categoria A e na categoria B devem enviar à CVM a instalação, alteração ou dissolução do Comitê de Auditoria Estatutário, em até 7 dias úteis do acontecimento. No caso de ausência do Comitê, segundo o Código de Governança Corporativa, a companhia deve explicar as razões as práticas alternativas que adota.
E o que é possível ver no Estudo?
A MZ, ao analisar os documentos arquivados sobre os Comitês de Auditoria Estatutários nos 9M22 e nos 9M23, constatou que:
- Nos 9M22, 15 empresas arquivaram 17 comunicados sobe dissolução, instalação ou mudança no Comitê de Auditoria Estatutário, enquanto, nos 9M23, 17 empresas arquivaram 22 comunicados;
- Nos documentos dos 9M23, a principal profissão dos membros eleitos para o Comitê é de administrador, representando 18% do total;
- 84% dos membros eleitos eram homens;
- 36% das dos documentos analisados informaram que o Comitê de Auditoria Estatutário é formado por 3 membros e 36% informaram a eleição de 3 membros;
- O setor Energia Elétrica conta com 24% dos arquivamentos totais nos 9M23, seguido do setor Varejo, Serviços Financeiros e Máquinas, Equipamentos, Veículos e Peças.
O Estudo também traz informações sobre o segmento B3 e categoria CVM das empresas, o valor de mercado das empresas, o tipo de documento arquivado na CVM, o prazo de mandato dos Comitês e a quantidade de membros eleitos, além da variação das ações e o volume médio negociado.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.