São Paulo, 27 de fevereiro de 2024 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibilizou o Boletim de Fundos de Investimento – Ano 2023.
Fundos de investimento são veículos de investimento coletivo, nos quais recursos de diversos investidores são agrupados para serem geridos por profissionais especializados, chamados gestores de fundos. Esses gestores têm como objetivo buscar retornos financeiros para os investidores por meio da alocação dos recursos em diferentes classes de ativos, como ações, títulos de renda fixa, câmbio, commodities, entre outros, de acordo com a política de investimento estabelecida para cada fundo.
Existem diversos tipos de fundos de investimento, cada um com características específicas que atendem a diferentes perfis de investidores e objetivos de investimento. Por exemplo, há fundos de renda fixa, que investem majoritariamente em títulos de dívida emitidos por governos e empresas; fundos de renda variável, que investem principalmente em ações; fundos multimercado, que podem investir em diversas classes de ativos de forma mais flexível; fundos cambiais, que aplicam em ativos atrelados a moedas estrangeiras, entre outros. A MZ produziu dois artigos sobre o assunto, sobre Fundos de Investimento Financeiro (FIF) e Fundos de Investimento em Direitos Creditórios
Os investidores interessados em participar de um fundo de investimento adquirem cotas, que representam uma fração do patrimônio total do fundo. O desempenho do investimento é refletido no valor das cotas, que pode variar de acordo com o desempenho dos ativos que compõem a carteira do fundo.
Com base nessa realidade, a MZ traz o Boletim de Fundos de Investimento, que tem como objetivo fornecer mensalmente aos clientes da MZ um panorama conciso da indústria de fundos de investimento, consolidando informações de mais de 30 mil fundos (sendo 68% fundos de investimento e 32% fundos de investimentos em cotas) em relação ao Patrimônio Líquido, Captação líquida e Número de contas por segmento de investidor de forma mensal.
E o que é possível ver no Estudo?
- Com relação ao patrimônio líquido, houve um aumento de R$1.202,4 bilhões no total entre janeiro e dezembro de 2023, alta de 16,6%.
- Os FIDCs foram a Classe de Fundo ANBIMA com a maior evolução de seu patrimônio líquido na comparação com o final do ano passado, com um aumento de 29,4%.
- Houve um aumento de R$814,1 bilhões no total do patrimônio líquido de fundos de investimento entre janeiro e dezembro de 2023, o que representa uma alta de 10,8%:
O Estudo também traz informações sobre a captação líquida por classe em 2022 e 2023 e o número de contas nos anos de 2022 e 2023.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.