São Paulo, 26 de dezembro de 2023 – Toda companhia de capital aberto possuí uma base acionária que referem à composição e distribuição de propriedade acionária da empresa entre seus acionistas. Os acionistas são proprietários da empresa e têm direitos proporcionais aos seus números de ações, como participação nos lucros, direito a voto em assembleias e outras decisões corporativas importantes.
A distribuição das bases acionárias pode ser bastante variada, com alguns acionistas detendo grandes participações (acionistas majoritários) e outros possuindo quantidades menores de ações (acionistas minoritários). Em empresas de capital aberto, as ações são negociadas em bolsas de valores, permitindo que um grande número de investidores possua pequenas frações da empresa.
No Brasil, as empresas que possuem capital aberto recebem do banco custodiante – que é uma instituição financeira responsável por manter e proteger os ativos financeiros e investimentos em nome de terceiros – um extrato que indica a quantidade total de ações da companhia e quem são os acionistas que possuem posição na empresa. Porém, a base enviada pelos bancos custodiantes informam apenas o CPF ou CNPJ do acionista e a quantidade de ações que possuí, cabendo ao profissional de RI extrair as informações recebidas diariamente por meio desses relatórios.
Na MZ oferecemos ferramentas de tecnologia que auxiliam o profissional de RI no manejo dessas bases acionárias, que permitem inclusive o grupamento de fundos das gestoras dentro de um único acionista. Esses grupamentos permitem que fundos da mesma gestora sejam agrupados, facilitando o manejo das bases e análise dos profissionais.
A análise das bases acionárias é importante para entender a governança corporativa, as dinâmicas de poder dentro da empresa, a tomada de decisões estratégicas e também para investidores que desejam avaliar o potencial de uma empresa com base na distribuição de sua propriedade entre os acionistas. E porque isso é relevante na administração da base? Porque todo gestor possui estratégia e focos diferentes. Sabendo como eles atuam ajuda em uma melhor comunicação e em atividades que visem melhorar o perfil da sua base.
Deste modo, por meio da base acionária, é possível realizar uma análise de targeting de possíveis investidores. Esse processo identifica, por exemplo, investidores que possuem posição em empresas do mesmo setor de atuação da companhia, mas ainda não investem nela. A partir dessa identificação é possível direcionar esforços estratégicos para determinados grupos de acionistas com base em características específicas e ser ativo na busca por novos acionistas que ajudem a moldar sua base para o perfil desejado, fazendo um monitoramento constante, cruzando informações de participação em conferências e reuniões one-on-one.
Aqui na MZ, produzimos Estudos de Targeting para as companhias de capital aberto, utilizando de bases públicas e realizando análises de acordo com especificidades alinhadas com as empresas anteriormente, ou seja, a partir de localização geográfica, tipo e estilo de investimentos e outras variáveis consideradas relevantes. Além disso, MZ solta, periodicamente, estudos por setor, chamados de Identificação de Fundos, em que se analisa as bases acionárias de todas as empresas de um determinado setor e se traz insights sobre o que está acontecendo. Caso tenha interesse, clique aqui e confira nosso último Estudo de Identificação de Fundos do Setor Tecnologia.
Portanto é de extrema importância o monitoramento da base acionária para empresas de capital aberto, dado que essa reflete a distribuição de propriedade entre acionistas e seu impacto na governança e estratégia corporativa. Além disso, ressalta-se a relevância de ferramentas de tecnologia, como as oferecidas pela MZ, para analisar e gerenciar essas bases, permitindo estratégias direcionadas de comunicação e identificação de potenciais investidores.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.