São Paulo, 07 de março de 2023 – A MZ, líder em soluções para Relações com Investidores, disponibilizou no dia de hoje o Estudo Avisos aos Debenturistas Arquivados em 2022.
Assim como existe a categoria Aviso aos Acionistas na CVM, que diz respeito aos comunicados direcionados àquelas pessoas com ações da companhia, existe também a categoria Aviso aos Debenturistas, que visa a comunicação direta entre a companhia e aquelas pessoas, físicas ou jurídicas, que possuem debêntures emitidas pela companhia.
O que são debêntures?
As debêntures nada mais são do que títulos de dívida emitidos por Sociedades Anônimas (SA) e utilizadas como forma de captação de recursos. Ou seja, quem compra as debêntures está emprestando seu dinheiro para a empresa fazer pagamentos de dívidas, realizar novos investimentos, expandir suas fábricas ou financiar novos projetos, por exemplo. Quem detém o título assegura o direito de crédito que deve ser pago pela empresa emissora.
As companhias podem emitir esses títulos, entretanto estes devem estar devidamente registrados na CVM e observando as obrigações das informações a serem prestadas, como, por exemplo, o prazo e formato da remuneração das debêntures, que devem ser definidas no momento da Emissão de Debêntures. Essas informações já pré-definidas tornam as debêntures investimentos de renda fixa.
Quem possui investimentos em uma debênture pode ser considerado um debenturista e é por isso que existe na CVM a categoria Aviso aos Debenturistas, onde as companhias arquivam os documentos com informações de interesse dos debenturistas, que pode conter informações sobre as debêntures emitidas, como, por exemplo, pagamento de juros/remuneração, resgate antecipado, facultativo ou não, editais de convocação para Assembleia Geral de Debenturistas, entre outros.
No Estudo:
O Estudo publicado no dia de hoje traz informações sobre os 332 documentos arquivados na seção Avisos aos Debenturistas na CVM durante o ano de 2022 por 85 empresas diferentes.
Dentre as informações no Estudo, podemos destacar:
- O mês de abril foi o que mais apresentou arquivamentos, com 40 documentos disponibilizados na CVM;
- 73% dos comunicados tratavam de pagamento de juros/remuneração/amortização;
- 36% dos comunicados arquivados pertencem às empresas do setor Energia Elétrica.
- BR Properties (BRPR3) e Taesa (TAEE11) foram as companhias que mais arquivaram documentos sobre o assunto;
- 48% das companhias que arquivaram Avisos aos Debenturistas não possuíam ações negociadas na B3.
O Estudo também mostra a quantidade de empresas por setor que arquivaram Avisos aos Debenturistas, o segmento de listagem dessas companhias, a quantidade de arquivamentos por mês, os assuntos dos documentos, as empresas que mais arquivaram documentos nessa categoria da CVM e os setores que mais arquivaram documentos sobre Emissão de Debêntures via Aviso aos Debenturistas.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.