São Paulo, 10 de outubro de 2023 – A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, visando informar sobre as movimentações das empresas de capital aberto e demais assuntos relacionados, disponibiliza o Estudo Aviso aos Acionistas e Fatos Relevantes Arquivados sobre Debêntures no 1S23 e nos 8M23.
As debêntures são títulos de dívida emitidos pelas empresas de capital aberto ou fechado. São como um empréstimo que a empresa toma junto aos investidores, ao mesmo tempo em que, em troca, se compromete a pagar os juros que vão render periodicamente e devolver o valor emprestado em uma data de vencimento estabelecida para o título. Por isso, as debêntures são classificadas como títulos de renda-fixa.
Algumas debêntures podem ser garantidas por ativos da empresa, ou seja, caso a empresa não cumpra o pagamento, os investidores têm direito ao ativo como garantia. Além disso, existem alguns tipos de debêntures, como: as simples, conversíveis (em que podem ser convertidas em ações da empresa e incentivadas (com benefícios fiscais em alguns países, para financiamento de projetos).
A emissão de debêntures é uma forma muito difundida de levantamento de capital, com características e termos que podem variar, dependendo das necessidades financeiras da empresa que está emitindo e das condições do mercado. Portanto, é importante que as empresas sejam transparentes na hora de comunicarem ao mercado sobre essas emissões.
Em função de sua importância no mercado de capitais, as companhias que são registradas na CVM precisam comunicar o mercado através de categorias específicas sobre as emissões, de acordo com a Resolução 80.
Só nos 8M23, a MZ identificou o arquivamento de 85 (68 no 1S23) documentos via categorias “Fato Relevante” e “Aviso aos Acionistas”, entenda os principais pontos do Estudo a seguir:
- 49 empresas de 15 setores diferentes arquivaram documentos sobre o assunto no 1S23. No 8M23, foram 57 empresas de 16 setores;
- O mês de maio foi o com mais arquivamentos em ambos os períodos;
- Os Fatos Relevantes foram a maioria dos tipos de comunicado no 1S23 e 8M23, representando 86% e 84%;
- A consolidação/reforço de caixa e capital de giro foi a destinação de recursos mais recorrente nos documentos de ambos os períodos;
- A Lupactech (B3: LUPA3) foi a companhia que mais arquivou documentos sobre o assunto nos dois períodos analisados:
O Estudo apresenta, ainda, nas visões dos arquivamentos no 1S23 e nos 8M23: valor de mercado das empresas, categoria CVM, bolsas de listagem e segmento B3. Também foi analisado os documentos por setor, por mês, por categoria e temas.
Sobre as informações dos documentos, foram identificados e inseridos no Estudo: o volume das emissões, período de vencimento, destinação dos recursos, debêntures verdes identificadas e as instituições classificadoras de risco. Por fim, o desempenho das ações e volume médio negociado.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Qualquer dúvida, estamos sempre à disposição!
Equipe de Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com | (11) 94242-5988
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.