A promessa da inteligência artificial e da automatização dos processos traz novas questões sobre o papel do trabalho em nossas vidas. O que antes era essencial e primordial para exercer uma função, hoje é visto de um diferente prisma. Essa evolução tecnológica também pode ser vista na área de Relações com Investidores (RI). Hoje para que o RI seja estratégico e atinja as metas é necessário estar antenado com a tecnologia. Portanto, automatizar os processos sobra mais tempo para o profissional pensar estrategicamente, utilizando suas competências para trazer resultados para a empresa.
Mas o que é a automatização de processos? A automatização de processos se refere ao uso de equipamentos e sistemas ao executar tarefas repetitivas e operacionais. Trazendo essa definição para o mundo de RI as tarefas operacionais deixam de ser primordiais na sua rotina e se tornam elementos chaves na tomada de decisão. Todos os dados utilizados em tarefas operacionais podem se tornar uma poderosa fonte de tomada de decisão.
Mas, como trazer a automatização de processos para a rotina do RI? A tecnologia já chegou para o RI e hoje há várias ferramentas que podem facilitar o dia a dia dos times. Três elementos essenciais para o RI podem ser vistos em algumas ferramentas:
Cumprimento de prazos
As empresas de capital aberto necessitam cumprir uma série de obrigações perante o órgão regulador. E, portanto, cumprir prazos conforme descrito no regulamento. Mas, como lembrar de todos os deadlines?
Hoje é possível ter acesso a automação de arquivamentos facilitando todo o processo de atualização e envio de mensagem para toda a audiência de forma síncrona. Dessa forma, o RI garante que todo o processo perante o órgão regulador e a comunicação com o mercado seja realizada de forma eficiente.
Outro exemplo que pode ser destacado é o formulário 358, nova Inst. 44. A organização dos dados para elaborar esse tipo de relatório pode ser feita de forma rápida e automática utilizando ferramentas de monitoramento de acionistas.
Assertividade nas reuniões
Todo o RI necessita fazer reuniões com seus investidores e potenciais investidores. Ao realizar uma reunião é necessário ter todo o track record dos envolvidos. E como é possível centralizar toda a informação em um único lugar?
O mercado já possui ferramentas que trazem todos os dados necessários para realizar acompanhamento de mercado em uma única plataforma. Todo o processo de inclusão de dados até a geração de um relatório específico pode ser realizado com um único clique. Ou até mesmo visualizado na própria caixa de e-mail utilizando integrações de sistemas.
Foco em questões estratégicas
A utilização de diferentes formas de automatização traz para o RI mais tempo para o estratégico. O time pode ter um foco na análise de investidores, potenciais investidores e nos seus pares. Dessa forma, é possível utilizar suas competências no crescimento dos resultados da empresa.
A integração entre sistemas, inteligência artificial e equipamentos, permite ao profissional automatizar atividades repetitivas, centralizar informações, facilitar o gerenciamento e controle das tarefas.
Com isso, o cumprimento de prazos e a maior qualidade na entrega de resultados pode ser garantida.
A automatização de processos é um modo de incentivar o crescimento sustentável da empresa, pois auxilia na redução de erros e gera melhorias na produtividade da equipe.
Marcele Magalhães Casagrande
Head de Produto
marcele.magalhaes@mzgroup.com
http://www.mzgroup.com
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.