São Paulo, 09 de fevereiro de 2023 – A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, disponibilizou no dia de hoje o Estudo Aumento/Redução de Capital em 2022.
Ao constituir um negócio, se faz necessário determinar o tamanho do investimento financeiro a ser feito, bem como as reservas para capital de giro. Ao decorrer do tempo, entretanto, conforme surgem demandas, muitas das vezes precisamos repensar estes valores, podendo ter um aumento ou redução dos mesmos, ou seja, ocorrem alterações no capital social desta empresa.
Veja como foram as movimentações de aumento e/ou redução de capital em 2022 neste estudo exclusivo MZ.
O que é o Aumento/Redução de Capital?
Seguindo as regras prescritas na Resolução nº 81 da CVM, ambas as operações, de aumento (Anexo C da Resolução) ou redução (Anexo E da Resolução) de capital, consistem na alteração do capital social de uma companhia. Contudo, a maneira pela qual funcionam e seus objetivos apresentam diferenças significativas.
Quando uma empresa aumenta seu capital, normalmente, existe um interesse na obtenção de financiamento para viabilizar planos estratégicos e novos projetos da companhia. Com o aumento, novos sócios podem passar a compor o quadro da empresa e a mesma pode obter recursos sem a necessidade de recorrer a empréstimos bancários ou debêntures.
Existem duas maneiras pela qual uma companhia pode aumentar seu capital: pela subscrição de novas ações (ou seja, com a emissão de novas ações); e através da incorporação de reservas (quando a companhia possui reservas livres o suficiente para serem incorporadas ao seu capital social, levando a distribuição de novas ações ao seu quadro de acionistas).
Por sua vez, é menos comum, quando uma empresa reduz seu capital, há a percepção de estar operando com excesso de capital social. Além desse caso, a incorporação de prejuízos recorrentes a fim de possibilitar, por exemplo, a distribuição de proventos, bem como a cisão da companhia (transferindo parte do capital para uma nova empresa) são outras duas situações que levam à redução do capital.
Sobre o Estudo Aumento/Redução de Capital em 2022:
Visando sempre colaborar com a rotina dos profissionais de relações com investidores, a MZ analisou todos os Comunicados ao Mercado e Fatos Relevantes enviados à CVM referente a Aumento ou Redução de capital durante o ano de 2022 e constatou que:
- 41 empresas arquivaram 68 documentos sobre aumento ou redução de capital em 2022;
- 91% dos documentos eram referentes a aumento de capital, enquanto 71% foram arquivados enquanto Fatos Relevantes;
- Dezembro foi o mês com o maior número de arquivamentos sobre aumento de capital, enquanto Outubro foi aquele com o maior número de arquivamentos sobre redução de capital;
- As empresas dos setores Energia Elétrica e Saúde foram responsáveis por, aproximadamente, 36% dos arquivamentos no período
Também foram identificadas 44 justificativas para os processos de aumento ou redução de capital. Subscrição privada, fortalecimento da estrutura de capital e capitalização da reserva de lucros corresponderam a cerca de 72% das justificativas.
O Estudo ainda traz informações sobre a quantidade e período de arquivamentos dos documentos, o número de arquivamentos por setores divididos por assunto, o montante de ações emitidos nos processos, entre outras informações que visam passar informações atualizadas e de qualidade para os clientes MZ.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.