São Paulo, 09 de maio de 2023 – A MZ, líder em soluções de Relações com Investidores, disponibilizou no dia de hoje o Estudo Assembleias Gerais Ordinárias em 2023 – Visão Geral
As Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) é uma reunião de seus acionistas oficial e obrigatória às companhias listadas em bolsa, que devem promover o evento durante os 4 meses seguintes após o término de seu ano fiscal. Nesse ano, a data limite para a realização da AGO – das empresas com término do ano fiscal em dez/22 – foi dia 28 de abril.
Todos os acionistas podem participar da Assembleia e exercer o seu direito de voto, principalmente por se tratar de um encontro anual que diz respeito às questões importantes ligadas à administração da empresa.
O que diz a legislação sobre as Assembleias Gerais Ordinárias?
A CVM determina por meio da Resolução n° 81 que as Assembleias aplicam-se para aquelas companhias que estejam registradas na categoria A, possuam valores mobiliários admitidos à negociação em mercado de bolsa por entidade administradora de mercado organizado e possuam ações ou certificados de depósito de ações em circulação.
Um dos principais documentos disponibilizados pelas companhias é a Proposta da Administração da AGO previsto pela Lei nº 6.404/76. Ele deve ser publicado até um mês antes da realização da Assembleia e nele é obrigatório conter relatório da administração, cópia das demonstrações financeiras, comentário dos administradores sobre a situação financeira da companhia, relatório dos auditores independentes, parecer do Conselho Fiscal, proposta de destinação do lucro líquido do exercício e parecer do comitê de auditoria. Caso haja eleição de membros do Conselho de Administração ou do Conselho Fiscal, essas informações também constam na Proposta de Administração.
Sobre o Estudo Assembleias Gerais Ordinárias em 2023 – Visão Geral:
A MZ analisou todos os Editais e Propostas da Administração relacionados às AGOs e AGO/Es enviadas à CVM de 300 empresas brasileiras e constatou-se que:
- Das 300 empresas analisadas, 41 pertencem ao setor Varejo
- 66% das empresas pertencem ao segmento Novo Mercado da B3
- 61,3% das assembleias foram do tipo AGO/E;
- 94% dos eventos ocorreram no mês de abril;
- 58% das assembleias foram realizadas de maneira exclusivamente digital;
- Em relação ao Lucro/Prejuízo auferidos no período, 72,3% das 300 empresas declararam lucro:
O Estudo ainda traz informações sobre a quantidade de companhias realizando Assembleias por dia, os meses de realização da AGOs ou AGO/Es por setor, os horários de realização. Também informa os lucros/prejuízos auferidos por setor, a proposta de distribuição de proventos, outras destinações para os lucros, a média da remuneração global da administração, eleições de membros e alterações no Estatuto Social.
Caso você seja cliente da MZ, clique aqui e acesse o Estudo completo.
Caso você não seja cliente, clique aqui e solicite o Estudo.
A MZ também produziu esse Estudo em outras visões, são essas:
- Visão Empresas no Índice BOVESPA;
- Visão Empresas no Índice SMLL;
- Visão setorial.
Se interessar, é possível solicitar a visão desejada do Estudo!
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Equipe Estudos
Cássio Rufino
CFO & COO
Sobre a MZ
A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.